Ca’Marcanda Vistamare 2013

Neste post vamos retratar o Ca’Marcanda Vistamre 2013, o único branco da vinícola Ca’Marcanda. O nome Vistamare é uma alusão ao terroir que fica de frente para o mar Tirreno. Veja no mapa abaixo.

O Ca’Marcanda Vistamare é um vinho de produção limitadíssima, difícil de encontrar e com um preço um pouco alto. Trata-se de um capricho do Angelo Gaja um dos produtores mais prestigiados do mundo, com tradição no Piemonte e nos anos recentes na Toscana.
Vistamare é feito com 40% Vermentino, 40% Viognier, and 20% Fiano, o que o torna um vinho frutado um pouco cítrico e delicado. O vinho tem aromas de flores e menta, No paladar ele é muito elegante, com toque mineral de sílex e sabor amendoado.
O processo de produção do vinho é muito artesanal. A Vermentino é fermentada em tonéis de aço e concreto, a Viognier em barricas de carvalho francês e a Fiano é fermentada em toneis de inox e barricas de carvalho, meio a meio. Depois de fermentadas separadamente as portos das uvas são misturadas na fórmula única do Vistamare.

Nos anos 90 Angelo Gaja decidiu comprar uma propriedade no Bolgjeri, para produzir ali seus Super Toscanos. Porém, após meticulosa escola ele teve enormes dificuldades para adquirir as terras. Foram 18 viagens do Piemonte para a Toscana. A família Gaja começou a chamar as terras da Toscana de Ca’Marcanda, que no dialeto Piemontês significa algo como Casa da interminável negociação ou Casa da Pechincha.

A titulo de registro, esta é uma das vinícolas que eu mais admiro e tenho uma especial preferência.

Ca’Marcanda
Ca’Marcanda

Fonte das informações: Terlato Wines

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.