Nivole Moscato D’Asti Michele Chiarlo 2014

Moscato D’Asti do Michele Chiarlo

Não são todos que conhecem a uva Moscato D’Asti ou a moscatel do Piemonte. Aqui vai uma boa recomendação.

Michele Chiarlo é um produtor do Piemonte, da cidade de Asti, com plantações em Asti e Gavi. Michele Chiarlo é uma empresa familiar que está na quarta geração de administradores. Eles plantam todas as uvas da região: Moscato, Nebbiolo, Cortese e Barbera.  É um produtor estiloso, que faz vinhos bons, não importa se são top de linha ou vinhos do dia a dia.

Este é um vinho de sobremesa ou vinho doce, feito com 100% Moscato D’Asti. Uma bebida especial pois tem um aroma floral, é levemente frisante com  apenas 5% de álcool,  o que a torna muito palatável. Um vinho adocicado, mas não em excesso e com um final de caramelo tostado.

Para os que gostam dos detalhes de produção, aqui esta o segredo o Michele Chiarlo:

Prensagem suave das uvas. Fermentação parcial em tanques de aço inox com temperatura controlada até o álcool atingir 5%. A temperatura é então baixada para 0 centígrados para parar a fermentação e também para reter a doçura natural e frescura da uva Moscato. O vinho é então filtrado e esterilizado. Um vinho simples na Itália, que custa no máximo 15 Euros. Aqui chega a 150 Reais. 

Finalmente, esta é uma boa dica do Piemonte, mostrando que existem muitas riquezas e variedade nesta região do Noroeste Italiano. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.