NV Berlucchi ’61 Brut, Franciacorta DOCG

Para os que não conhecem os espumantes Italianos, uma denominação muito interessante é a Franciocorta DOCG. Nosso vinho deste artigo é um tradicional rótulo da região de Lombardia no norte da Itália. Berlucchi é um produtor de porte da Lombardia com 500 hectares plantados na região dos lagos, perto de Brescia. Este é o vinho espumante de entrada da Berlucchi.

O Berlucchi 61 é feito com 90% Chardonnay e 10% Pionot Nero, com uvas colhidas de 19 municípios da região de Framciacorta.  Um vinho suave, de bilhas macias, ou Perlàge Elegante e persistente, tem aroma de baunilha e sabores cítricos.

Para saber mais sobre a Lombardia:

É o centro industrial da Itália e abriga a capital da moda e das finanças, Milão. Abrange boa parte do noroeste da Itália, incluindo uma vasta faixa do Vale do Pó e a parte mais nobre dos lagos italianos. Ao lado dos gigantes Piemonte e Emilia-Romagna a Lonbardia nunca conseguiu se igualar aos seus vizinhos em qualidade e renome dos vinhos. Recentemente a região de Franciacorta conseguiu ser promovida a D.O.C.G.. É a única denominação do país dedicada a espumantes. A denominação D.O.C.G impõe critérios e somente três uvas podem ser utilizadas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Bianco.

Franciacorta

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.