Um Franciacorta especial: Marchese Antinori Blanc de Blancs

Lembranças de nossa última viagem à Itália.

Hoje vamos falar do Franciacorta Marchese Antinori Blanc de Blancs. Nosso Vinho está relatando uma série de vinhos italianos que provamos em nossa recente viagem aquele país. Durante nossa viagem à Itália, no ultimo mês de julho de 2018, em nossa passagem pela Toscana, paramos obrigatoriamente na minúscula vila de Badia a Passignano. Na verdade nem se trata de uma vila, e sim de uma estreita estrada onde está o milenar mosteiro Badia Passignano e sua lindíssima igreja. Neste mesmo local a família Antinori mantém um restaurante estrelado no Michelin, a Osteria Passignano. Não consigo descrever a beleza simples e rústica desse local, onde já estive por duas vezes, veja as fotos e considere você mesmo.

Osteria Passignano


A Osteria di Passignano tem pouquíssimas mesas um ambiente rústico de adega e serviço impecável. A gastronomia é inquestionavelmente boa e a carta de vinhos um verdadeiro espetáculo. Existe uma loja de vinhos Antioniri na entrada da Osteria.

No inicio de nosso almoço pedimos duas taças de espumante pois estávamos em um dia com mais de 30 graus e havíamos viajado por 1 hora de carro. Nos trouxeram esse Blanc de Blanc italiano, da denominação de origem controlada e garantida de Franciacorta.

Vamos por partes, Blanc de Blanc significa que o vinho foi produzido apenas com uvas brancas, neste caso 85% Chardonnay e 15% Pinot Blanc. Franciacorta, que literalmente significa Franca Curta em italiano, é uma D.O.C.G. criada em 1995 na região do Lago Como, ao norte de Milão.

Nosso vinho é encantador, minha esposa diz ter adorado. Muito leve, elegante, com bolinhas bem finas e persistentes, tem uma cor dourada bem destacada, aroma de miolo de pão e frutas brancas como pera. Um sabor super leve e suave, apesar dos seus 12,5% de álcool. Uma delícia de beber. Aliás achei muito diferente o fato de nos servirem este espumante em taças tipo Bordeaux de vinho tinto.

Uma pena que não se encontra no Brasil, este rótulo do Antinori. Mas fica a recomendação a todos, podem comprar sem pestanejar. Algo como 40 Euros a garrafa.

 

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More