A história dos Premier Cru de Bordeaux

Ontem recebi a visita do Pedro Assumpção, sujeito falante e com muito conteúdo, sobretudo quando o assunto é vinho. Ele me contava suas aventuras no mundo do vinho e quando falávamos de Bordeaux ele recomendou o livro “1855: A History of the Bordeaux Classification”. Você pode encontrar este livro na Amazon por US$ 80, mas talvez possa encontrar um exemplar aqui na Livraria Cultura ou na Fnac.

1855
A venda na Amazon

Vamos a um resumo da história que o Pedro contou:

Em 1851, o Príncipe Albert of Saxe-Coburg and Gotha desenvolveu em Londres  The Great Exhibition of the Works of Industry of all Nations ou Great Exhibition. Esta feira mundial de produtos e realizações da Inglaterra mostrava ao mundo o poderio inglês na indústria. O próximo evento deveria ocorrer na França em 1854, mas por alguma questão, acabou ocorrendo em 1855, precisamente no dia 15 de novembro em Paris.
Napoleão III ordenou que fossem classificados os melhores produtos da França para a apresentação nesta Exibição e assim foi criada a classificação oficial de Bordeaux, que permanece até hoje.  O sistema de classificação levou em conta a reputação dos Chateauxs e o preço de mercado dos vinhos, de tal sorte que os vinhos com maior preço de mercado foram listados como Premier Cru, o segundo lote como Deuxièmes Crus e assim por diante.
Apenas 4 vinhos foram classificados como Premier Cru, sendo que em 1973 essa lista foi revisada e o Chateau Mouton Rothschild foi promovido.

Veja os rótulos abaixo e acompanhe aqui no NOSSO VINHO, durante este fim de semana a história de cada um destes.

lafite
Lafite

CHATEAU LAFITE ROTHSCHILD, originalmente Chateau de La Fite, Lafite.

haut
Haut Brion

CHATTEAU HAUT BRION

margaux
Maurgaux

CHATEAU MARGAUX

latour
Latour

CHATEAU LATOUR

mouton
Mouton Rothschild

CHATEAU MOUTON ROTHSCHILD

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.