Mendoza

 

O cultivo de videiras e a produção do vinho na Argentina começou no século XVI com a chegada dos espanhóis. Segundo o livro de André Dominé a primeira vinha foi plantada pelo padre Juan Cidró em 1557. Portanto o cultivo é anterior a fundação da cidade de Mendoza. Com a chegada dos dos imigrantes Italianos, Espanhois e Franceses, chegaram as cepas europeias no final do século XVIII.

As regiões vinícolas mais importantes da Argentina estão próximas as encostas dos Andes, desde o

.

extremo Norte até a cidade de Mendoza.

Mendoza é a região mais importante, concentrando 60% da produção Argentina. A Segunda maior região é San Juan, ao norte de Mendoza. O lugar tem um visual maravilhoso com a imponência dos Andes do horizonte.

Salta é a região mais ao norte do país, com destaque para os vinhos brancos. Em Rioja o predomínio é da cepa branca Torrentés, cultivadas em clima quente e seco. Finalmente a Patagônia, que ao lado da Nova Zelândia está situada mais ao sul do planeta.

Hoje a vinicultura Argentina tem um importante papel global com a introdução de de variedades como o Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Tempranillo, entre outros, e variedades brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Os vinhos Argentinos são reconhecidos pela sua qualidade e na maioria pela bom custo benefício. Os principais países consumidores do vinho Argentino são a Rússia, E.U.A., Paraguai, Reino Unido, Canadá e Brasil.

Aqui uma relação dos melhores vinhos Argentinos já cadastrados no blog NOSSO VINHO. Aproveite e veja as fotos.

Los Cardos Sauvignon Blanc 2007

Tilia Chardonnay 2008

Os 5 mais pontuados Malbecs da Argentina

Achaval Ferrer Finca Mirador Malbec 2006

Os melhores vinhos da Argentina em 2009

Catena Zapata Estiba Reservada 2003

Luca Malbec 2007

Nicolás Catena Zapata 2004

 

Mendoza

Mendoza

Mendoza

0

Comentários não disponíveis.