Beaujolais: Popular e diferenciada.

O Beaujolais é muito conhecido em todo o mundo por conta do Beaujolais Nouveau, lançado no mercado no início de novembro, poucas semanas depois da sua vinificação. Começou como um vinho local e ganhou todo o mundo a partir de Paris. Atualmente a região vive uma crise de identidade, pois os produtores gostariam que esse vinho fácil de beber ganhasse maios prestígio.

A região recebe o nome da cidade medieval de Beaujolais, encravada entre colinas. A cidade declarou independência de Paris na Idade média e sua fortaleza foi derrubada pelo Cardeal Richeliu em 1611. A região vinícola ocupa uma grande região desde o sul de Mâcon até os arredores da cidade de Lyon. A uva empregada é a tinta Gamay.

Beaujolais Nouveau já fez sucesso aqui no Brasil, mas atualmente está totalmente decadente e esquecido, tanto que não se encontra mais o vinho com facilidade por aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More