Chianti, a lenda do Galo Negro.

Um dos vinhos que mais gosto é o Toscano Chianti, isso porque é frutado, alegre, com taninos muito marcantes. Encontrei esta nota interessante no livro Vinhos do Mundo de Sylvie Gyrard que explica porque um galo negro simboliza o Chianti. Esta lenda também está muito bem contada nas páginas da Wikipédia em português. Faço aqui um resumo da história:

“Porque um galo Negro?” O nome Chianti surgiu no século XIII para designar esta região de colinas que começa ao sul de Florença e se estende até os limites da Úmbria. Tanto Florença, como Siena produziam vinhos Chiantis. Diz a lenda que Florentinios e Sienenses decidiram colocar um ponto final em sua rivalidade territorial através de uma inusitada disputa. Dois cavaleiros sairiam de Florença e de Siena ao “cantar do Galo” e o ponto de encontro iria definir o limite entre as duas cidades. O povo de Siena, escolheu um galo jovem e saudável para disputa e os Florentinos, optaram por um Galo Negro, magro e mal alimentado. Naturalmente o Galo Negro Florentinho, acordou mais cedo, pois tinha fome, o que ofereceu uma boa vantagem ao cavaleiro de Florença. O ponto de encontro foi estabelecido bem mais perto de Siena e como conseqüência Florença conquistou um grande território e o direito de usar a designação Chianti para produzir seus vinhos.

Galo Negro
Galo Negro

Em 1716 Cosmio III di Medice, Grand Duque da Toscana, definiu as primeiras regras para a produção do vinho na região. Atualmente o Consórcio Chianti Clássico criado em 1929 tem um Galo Negro como símbolo.

Os diferentes sub-zonas do Chianti são: Clássico, Coli Aretini, Coli Fiorentini, Coli Senesi, Colline, Pisane, Montalbano, Montespertoli, Rùfina e Superiore.

Veja aqui os Chiantis já cadastrados no NOSSO VINHO.

Vila em Chianti, by Istockphoto
Vila em Chianti, by Istockphoto
O Galo Negro, Simbolo do Chinati Classico.
O Galo Negro, Simbolo do Chinati Classico.

Foto do topo, casa de Dante Alighieri em Florença, by NOSSO VINHO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More