Conheça algo sobre o vinho do Uruguai.

4 , Permalink 0

O Uruguai tem grande tradição na produção e consumo de vinho. A vinicultura Uruguaia existe há mais de 250 anos e os uruguaios consomem cerva de 32 litros per capta, o oitavo país em consumo, (Fonte: Larousse do Vinho).

Até 1970 o Uruguai produzia um vinho rústico com uvas que não eram necessariamente viníferas, mas para encarar a concorrência internacional e a maior exigência dos consumidores locais a indústria do vinho se modernizou contratando inclusive especialistas internacionais para o trabalho.

Em 1987 foi criado o Instituto Nacional da Vinicultura, uma iniciativa privada. Este estipulou regras de produção e o sector deu um salto em qualidade. Hoje o Uruguai produz bons vinhos, especialmente com a uva Tannat. O vinho é produzido em todo o país, mas é no sul, em torno de Montevideo que está a maior concentração.

Aqui alguns dos melhores produtores e vinhos do Uruguai a venda no Brasil.

Pizzorno Reserva 2006, 100% Tannat, envelhecido por 12 meses em barricas de Carvalho.

Preludio Barrel Select 2004, produzido pela tradicional casa Juanico com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot , Petit Verdot e Tannat

Arretxea 2002 Pisano, um dos melhores tintos daquele país com Cabernet Sauvignon (1/3), Merlot (1/3) e Tannat (1/3).

A foto do topo é de uma casa em Colônia, ao sul do Uruguai.

0
4 Comments
  • Roberto Umpierre
    novembro 25, 2009

    Parabéns pelo Blog
    Falando em Uruguaios
    Recomendo da Bodega Carrau o Ysern Sauvignon Blanc e da H. Stagnari o Viejo Tannat.
    Abraço

  • peter
    novembro 29, 2009

    Grande vinho uruguaio, para o verão, é o sauvignon blanc da Pizzorno, o Don Prospero. Prova, mais uma vez, que esta casta, quando bem tratada, produz vinhos excelentes fora de seu berço natal, Sancerre.

    • Paulo
      novembro 29, 2009

      Obrigado pela dica Peter.
      Abraços

  • rodrigo mazzei
    Janeiro 20, 2010

    Quem for no Uruguai de avião, na volta, pelo "amor a DEUS", compre no free shop os vinho "Parcela ùnica" da vinicola BOUZA (=- US$ 30-350. Imperdível. Fantástico com um churrasco ou um cordeiro assado. A Bouza – que é uma botique – produz vinhos modernos, classudos, com qualidade muito acima do padrão. O "Parcela Unica" é um show (prefiro o A6, mas o A8 é bom também).. Outra dica: se puder escolher uma safra no Uruguai, sem medo, escolha 2004 (a safra 2007 também promete). abraços, Mazzei

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *