Conheça algo sobre o vinho do Uruguai.

O Uruguai tem grande tradição na produção e consumo de vinho. A vinicultura Uruguaia existe há mais de 250 anos e os uruguaios consomem cerva de 32 litros per capta, o oitavo país em consumo, (Fonte: Larousse do Vinho).

Até 1970 o Uruguai produzia um vinho rústico com uvas que não eram necessariamente viníferas, mas para encarar a concorrência internacional e a maior exigência dos consumidores locais a indústria do vinho se modernizou contratando inclusive especialistas internacionais para o trabalho.

Em 1987 foi criado o Instituto Nacional da Vinicultura, uma iniciativa privada. Este estipulou regras de produção e o sector deu um salto em qualidade. Hoje o Uruguai produz bons vinhos, especialmente com a uva Tannat. O vinho é produzido em todo o país, mas é no sul, em torno de Montevideo que está a maior concentração.

Aqui alguns dos melhores produtores e vinhos do Uruguai a venda no Brasil.

Pizzorno Reserva 2006, 100% Tannat, envelhecido por 12 meses em barricas de Carvalho.

Preludio Barrel Select 2004, produzido pela tradicional casa Juanico com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot , Petit Verdot e Tannat

Arretxea 2002 Pisano, um dos melhores tintos daquele país com Cabernet Sauvignon (1/3), Merlot (1/3) e Tannat (1/3).

A foto do topo é de uma casa em Colônia, ao sul do Uruguai.

4 Comentários
  1. Roberto Umpierre Diz

    Parabéns pelo Blog
    Falando em Uruguaios
    Recomendo da Bodega Carrau o Ysern Sauvignon Blanc e da H. Stagnari o Viejo Tannat.
    Abraço

  2. peter Diz

    Grande vinho uruguaio, para o verão, é o sauvignon blanc da Pizzorno, o Don Prospero. Prova, mais uma vez, que esta casta, quando bem tratada, produz vinhos excelentes fora de seu berço natal, Sancerre.

    1. Paulo Diz

      Obrigado pela dica Peter.
      Abraços

  3. rodrigo mazzei Diz

    Quem for no Uruguai de avião, na volta, pelo "amor a DEUS", compre no free shop os vinho "Parcela ùnica" da vinicola BOUZA (=- US$ 30-350. Imperdível. Fantástico com um churrasco ou um cordeiro assado. A Bouza – que é uma botique – produz vinhos modernos, classudos, com qualidade muito acima do padrão. O "Parcela Unica" é um show (prefiro o A6, mas o A8 é bom também).. Outra dica: se puder escolher uma safra no Uruguai, sem medo, escolha 2004 (a safra 2007 também promete). abraços, Mazzei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.