Conheça mais sobre os vinhos de Portugal

A historia da vinicultura portuguesa é anterior a formação da nação. Os tartésios teriam sido os primeiros acultivar vinhas em Portugal cerca de 2 mil anos antes de Cristo. A produção de vinho teria começado com os Fenícios e os romanos mantiveram a tradição até a invasão muçukmana entre os séculos VIII e XII. Foi o comércio além mar que desenvolveu a produção de vinhos em Portugal, desde 1386 com o tratado de Windsor. Referência do livro Vinhos do Mundo Todo – Guia Ilustrado Zahar.

O Site Lusa Wine possui um bom mapa com as regiões produtoras de portugal, veja abaixo:

Imagem2
Mapa de Portugal

1 –     Vinho Verde
2 –     Chaves
3 –     Valpaços
4 –     Planalto Mirandês
5 –     Porto e Douro
6 –     Távora-Varosa
7 –     Lafões
8 –     Bairrada
9 –     Dão
10 –     Beira Interior
11 –     Encostas de Aire
12 –     Alcobaça
13 –     Lourinhã
14 –     Óbidos
15 –     Alenquer
16 –     Arruda
17 –     Torres Vedras
18 –     Bucelas
19 –     Carcavelos
20 –     Colares
21 –     Ribatejo
22 –     Setúbal
23 –     Palmela
24 –     Alentejo
25 –     Lagos
26 –     Portimão
27 –     Lagoa
28 –     Tavira
29 –     Madeira
30 –     Biscoitos
31 –     Pico
32 –     Graciosa

O Portal da Veja São Paulo traz um pequeno resumo de informações das princioais regiões produtoras portuguesas, das quais transcrevo aqui as princiapis. Veja tudo no Portal da Veja São Paulo

Alentejo

Situado ao sul de Portugal, está dividido em oito subregiões, que têm como maior característica o clima quente. No período de 1932 a 1968 várias parreiras foram arrancadas por ordem do presidente Antonio Salazar e substituídas por plantações de trigo e outros grãos. O potencial dos vinhos do Alentejo só voltou a ser explorado nas duas últimas décadas e tem conseguido destaque na crítica internacional, principalmente entre os tintos.

Aqui todos os vinhos do Alentejo do NOSSO VINHO

Alentejo, Ruinas Romanas
Alentejo, Ruinas Romanas

Douro

É uma das regiões vinícolas mais belas do mundo, as parreiras são plantadas em terraços esculpidos em suas montanhas cortadas pelo Rio Douro. O vinho de mesa produzido ali passa por uma revolução de qualidade liderada por jovens enólogos (os Douro Boys), responsáveis pela produção de tintos e brancos complexos obtidos de antigas vinhas.

Aqui todos os vinhos do Douro do NOSSO VINHO

Douro
Douro

Dão

O Dão está cercado de serras de solo rico em granito e xisto. Seus 20 mil hectares são plantados apenas com uvas típicas de Portugal e a região é dominada por cooperativas cuja produção majoritária é de exemplares de tintos. O Dão vive uma retomada, nos últimos cinco anos, na produção de vinhos modernos, com muita fruta.

Aqui todos os vinhos do Dão no NOSSO VINHO

Cidade de Viseu
Cidade de Viseu

Terras do Sado

A denominação de Origem de Setúbal é uma das mais antigas e a mais importante no setor vitívinícola de Terras do Sado. Famosa pelo vinho doce Moscatel de Setúbal é dominada pela gigante José Maria da Fonseca, produtora do conhecido Periquita largamente comercializado no Brasil.

Aqui, vinhos da Terra do Sado no NOSSO VINHO

Setubal, Terras do Sado
Setubal, Terras do Sado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More