Conheça um pouco mais sobre Barolo

Barolo é uma pequena cidade na região de Piemonte noroeste Itália e os vinhos Nebbiolos alí produzidos emprestam o seu nome.

A zona de Barolo abrange as comunas de Barolo, Castiglione Falletto, Serralunga d’Alba e partes das comunas de Cherasco, Diano d’Alba, Grinzane Cavour, La Morra, Monforte d’Alba, Novello, Roddi, Verduno, todos no província de Cuneo. As vinhas são plantadas em solos argilosos, principalmente calcário, as colinas com declives e orientações adequadas são considerados perfeitas para a produção de Barolo. O vinho é fabricado a partir de 100% Nebbiolo e normalmente tem o aroma de alcatrão e rosas. Os Barolos são conhecidos por sua capacidade de envelhecer na garrafa e, geralmente, assumir uma coloração laranja. Quando submetidos ao envelhecimento em barris de pelo menos cinco anos, o vinho pode ser chamado de Riserva.

No passado todos os Barolos eram muito tânicos e eles demoravam mais de 10 anos para atenuar sua adistringência, (aquela amarrada na boca tradicional do vinhos com taninos fortes). Para se adaptar ao sabor internacional, que apontava para vinhos frutados, novos estilos de Barolo surguiram, vinhos de preços mais acessíveis. Os “modernistas” reduziram o tempo de fermentação para um máximo de dez dias e colocaram o vinho novo em pequenas barricas francesas de carvalho. Os produtores tradicionalistas não queriam reconhecer estes vinhos como Barolo, afinal entravam no Mercado muito mais cedo. Os tradicionalistas defendiam um período muito mais longo de estágio em gigantescos barris de carvalho esloveno. As controvérsias entre tradicionalistas e modernistas foram chamadas de “Guerra do Barolo”.

Barolo é uma cidade reconhecida mundialmente pelo seu vinho, chamado de rei dos vinhos ou vinho dos reis. É um lugar muito cênico, a paisagem em torno da cidade é espetacular. Não há muito para conhecer e fazer em Barolo a não ser visitar as Aziendas Agrícolas e conhecer os mais espetaculares vinhos que a Itália pode produzir.

Aqui vai a relação dos meus Barolos preferidos e algumas fotos do local.

Massolino Barolo DOCG 2004

Roberto Voerzio Barolo La Serra 2004

Aldo Coterno Barolo Colonello 2004

Bruno Giacosa Barolo Le Roche Dell Falleto 2004

Pio Cesare Barolo 2003

Barolo Percristina 2000 – Domenico Clerico

Barolo, Itália
Barolo, Itália
Barolo, Itália
Barolo, Itália
Castelo na cidade de Barolo, Itália
Castelo na cidade de Barolo, Itália
Barolo, Itália
Barolo, Itália
2 Comentários
  1. Fausto Longo Diz

    A paisagem está totalmente refletiva na qualidade dos Barolo. Ganhei um 2005 hoje e vou degustá-lo neste sábado!!! Cada gole uma viagem pelas colinas piemontesas!

  2. Francisco Carlos Bor Diz

    Justino meu qrido cumpadre…
    Aqle Abraço
    Chico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More