Conheça um pouco sobre Abruzzo

Um região vinícola pouco conhecida da Itália, apesar de produzir o popular Montepulciano d’Abruzo. É importante citar que a uva Montepulciano d’Abruzzo nada tem haver com a cidade de Montepulciano na Toscana. Abruzzo possui as montanhas mais altas dos apeninos, como o maciço de Gran Sasso com 2912 metros de altitude.

Como é uma área pobre o país sempre encontrará dificuldade em obter  o status vinícola das regiões Norte e Centro. Situada na costa do mar Adriático, até 600 metros de altitude o terreno é coberto de vinhas, porém com pouca variedade. Praticamente as únicas cepas da região são a Trebbiano , (branco), e a Montepulciano, (tinto).

Embora não consiga competir com a Sangiovese no mercado internacional, a Montepulciano D’Abruzo produz vinhos deliciosos, com taninos muito vivos e aromas silvestres, perfeitos para acompanhar carne. Este blog não tem dado muita atenção aos Montepulcianos D’Abruzos, espero corrigir isso em breve. Veja esse:

Casale Vecchio Montepulciano D’Abruzzo DOC 2007

Esta região foi castigada por um grande terremoto em 2009, com epicentro na cidade de L’Aquila.

Fontes deste post: André Dominé, Vinhos e Vinhos do Mundo Todo de Jorge Zahar.

Abruzzos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More