Cotê de Beaune: A maior sub região da Borgonha.

A Cotê de Beaune se estende por cerca de 25km e inclui uns 20 vilarejos que possuem a sua própria AOC. Cotê de Beaune começa ao norte da cidade de Beaune, onde as uvas predominates são as Pinot Noirs. Os vinhos brancos surgem ao sul de Beaune, em Mersault e Puligny-Montrachet.  Aqui alguns destes vilarejos que merecem ser mencionados: Ladoix-Serrigny; Pernand-Vergelesses e  Aloxe-Corton.

A cidade medieval de Beaune é o centro do comércio dos vinhos da Borgonha. A cidade fortificada atrai turistas o ano todos mas fica lotada no terceiro final de semana de novembro quando ocorre o festival do vinho. As três Gloriosas, como é conhecido o festival, culmina no leilão de Hospices de Beaune – esta é uma instituição de caridade fundada em 1443, quando Nicolas Rolin, chanceler do ducado da Borgonha, usou sua fortuna para fundar um hospital e um asilo para indigentes. Desde então, benfeitores continuam a doar teras com vinhedos e Hospices produz vinhos espetaculares que atingem preços muito altos.

Conheça quais são os Grands crus da Cotê de Beuane:

Batard-Montrachet / Bienvenues-Batard Montrachet / Charlemagne / Chevalier-Montrachet / Corton / Corton-Charlemagne / Criots-Batard-Montrachet / Montrachet

A recomendação de vinho desta região já está aqui no NOSSO VINHO, basta clicar e ver a recomendação do Manuk feita em 15 de fevereiro deste ano.

Informações da Larousse do Vinho

Les Hospices

Les Hospices

0
1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *