Galícia, Espanha

A Galícia é uma das regiões mais mais belas da Espanha, com vales e rios, picos de granito e recôncavos costeiros, bem ao norte de Portugal. Produz vinhos brancos secos e frutados, devido ao clima frio e úmido e ao solo granítico. Rias Baixas é a Denominação de Origem que faz o vinho Galego mais destacado no mercado internacional. Os melhores vinhos são 100% Albariño, produzidos em pequenos vinhosdos nas encostas íngremes dos vales.

Ribeiro é a segunda D.O. em importância, centrada na bela cidade de Ribadávia. Também produz brancos muito bons da cepa GodelloValdeorra é a mais antiga D.O. da região e como Ribadávia produz também vinhos brancos com Godello, além de vinhos tintos leves com a uva MenciaRibeira Sacra é uma minúscula região em torno da cidade de Monforte Lemos, com produção de brancos em Godella e Albariño.  Existe uma outra D.O., esta ainda menor: Monterrei, que produz vinhos semelhantes a Ribeira Sacra.

A foto baixo é de um vinhedo de ALbariño.

Albariño grapes on a slope near a river in Spain.
Image via Wikipedia
Monterrei, Galícia, Espanha
Monterrei, Galícia, Espanha

Dois vinhos da Galícia que você encontra aqui no Brasil, na Mistral. Eu nunca provei:

lbariño 2006 (Pazo de Señorans): 92 pontos RP

Albariño 2007 (Pazo San Mauro)

Fontes: Larousse do Vinho e Guia Ilustrado Zahar, Vinhos do Mundo Todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More