Lázio, Itália

A região de Lazio cerca a cidade de Roma ao Norte e ao Sul, com muitas DOCs, mas infelizmente nenhuma de grande expressão. São poucos os vinhos de qualidade na região que é sobretudo uma área produtora de minhas de massa. Na antiguidade as vinhas que cercavam a cidade eterna serviam para o consumo dos romanos, o vinho tinto era o Falerno e a uva uma autócne de nome Aminea.

Entretanto hoje, mais de 85% dos vinhos de Lazio são brancos, a maioria um blenda de Trebbiano Toscano e Malvásia. As vinhas do Sul de Roma, que chegam a invadir a cidade são de Frascati, um dos vinhos de qualidade mais consumidos na Itália. O vinho invadiu o mercado europeu com força e tornou-se popular e barato. Outro vinho bem popular da região é o Est!!! Est!!! Est!!! di Montefiascone, feito com Trebbiano e Malvázia na província de Viterbo. Este nome estranho é explicado por uma lenda que conta que quando visitava Roma, um Bispo Alemão pedia a seu ajudante para selecionar os melhores vinhos da região. Entusiasmado com a qualidade do Montefiascone o ajudante marcou  Est!!! Est!!! Est!!! nas garrafas. De qualquer forma este vinho também ganhou as prateleiras dos supermercados e teve sua qualidade e preço em queda.

As demais regiões produzem vinhos brancos com diferentes denominações, mas todas muito parecidas com o Frascati. Nos últimos anos tem-se feito um esforço enorme para melhorar a qualidade dos vinhos da região através do uso de vinhas importadas, sobretudo a Merlot e Cabernet Sauvignon e na denominação Colli Romani, tem-se conseguido resultados animadores.

Italia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More