NOSSO VINHO Brasileiro

Considerando as condições climáticas e de solo, a vinicultura brasileira tem realizado um trabalho excepcional nos últimos 15 anos, criando vinhos de qualidade a partir de um grande esforço dos produtores brasileiros, tanto em investimentos, como em técnicas de vinificação.

Este Blog não tem oferecido muita atenção aos vinhos nacionais e por sugestão do Ricardo Cotrin vamos hoje falar dos principais produtores brasileiros e de seus melhores vinhos.

Salton

Além do Salton Desejo e do Salton Talento, já listados aqui no NOSSO VINHO, vale destacar o Salton Virtude Chardonnay, o produtor fermenta esse vinho em barricas de carvalho, onde permanece por 6 meses. Segundo a Salton o vinho possui aromas que lembram abacaxi , manteiga, maçã verde, melão e pronunciado aroma de mel, baunilha, coco, nozes e pão torrado, além de notas minerais. Seu sabor é equilibrado e estruturado, com acidez firme, deixando agradáveis sensações de frutas e especiarias na boca. Eu ainda não bebi, mas vou resolver isso rápido.

Salton Virtude
Salton Virtude

Chandon

Uma referência na produção de espumantes nacionais, a Chandon conta com a supervisão de profissionais da Moet & Chandon Francesa. Entre todos os espumantes um dos meus preferidos é o Chandon Brut Rose, com cor e perlage (bolinhas), muito elegantes, uma bebida de sabor aveludado que usa as uvas Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico. Excelente relação custo benefício, é vendida em torno de 50 Reais.

Chandon Brut Rosé
Chandon Brut Rosé

Miolo

Tem obtido excelentes resultados em vinhos tintos finos, com Merlot, por exemplo como esse Miolo Merlot Terroir 2005. Outro destaque da Miolo é o Lote 43, uma edição feita em homenagem ao fundador Giuseppe Miolo. Um blend de Carbernet Sauvignon e Merlot que entrega um vinho elegante, com aromas de tabaco e fruta madura. Envelhece por 12 meses em barricas de carvalho. Não é muito fácil de encontrar.

MIOLO LOTE 43 ano 2002
MIOLO LOTE 43 ano 2002

Don Laurindo.

É um produtor artesanal do Vale dos Vinhedos que atinge grande qualidade, o primeiro a plantar Tannat no Brasil. Vale experimentar o Don Laurindo Reserva Tannat 2005. Seu aroma lembra cacau, pimenta, baunilha e manteiga. Taninos poderosos e bom corpo.

Don Laurindo Reserva Tannat 2005
Don Laurindo Reserva Tannat 2005

Cave de Pedra

Produtor moderno com vinícola cinematográfica no Vale dos Vinhodos. O Cave de Pedra Special Blend é o seu melhor produto. Aperfeiçoado por 10 anos somente é produzido nas melhores safras. Envelhece por 12 meses em barricas de carvalho. Um blend de Merlot, Marcelan e Ancelotta.

Cave de Pedra Special Belnd
Cave de Pedra Special Belnd

Cave do Amadeu

Um bom produtor que tem nos seus espumantes o maior diferencial. A indicação do NOSSO VINHO é o Cave Geisse Nature, um espumante sofisticado. Veja mais deste produtor aqui.

Bem, por enquanto é só, outro dia volto com mais produtores nacionais e seus vinhos. Se você quer mais agora, veja os vinhos brasileiros já cadastrados no NOSSO VINHO.

6 Comentários
  1. Alexandre Frias Diz

    Paulo…

    Recomendo fortemente vc experimentar o Salton Virtude.

    Excelente.

    abs!
    Ale

  2. fatima Diz

    Onde encontro esse vinho aqui nos Estados Unidos?

  3. Paulo Diz

    Não sei nem por onde começar. Qual deles???
    Tente no wine.com
    Abraços

  4. Vanessa Diz

    Recomendo o Tannat da Don Laurindo é divino!

  5. andreruiz2000 Diz

    Recomendo o grand reserva cave de pedra Special blend safra 2005 . Um nectar, uma joia Brasileira .

  6. André Ruiz Diz

    Recomendo o Cave de Pedra Special Blend safra 2005 . Uma verdadeira joia brasileira . Um nectar produzido em Bento Gonçalves . Arrisco em dizer que é um dos melhores vinhos Brasileiros de boutique que apreciei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.