Nova Zelândia

A Nova Zelândia possui uma moderna industria vinícola e conseguiu um espaço no mercado mundial, sobretudo com seus Sauvignon Blancs que nas terras frias da Nova Zelândia atingem grande complexidade aromática. Os Chardonnays Neo-Zelandeses também chamam atenção por sua acidez e perfume, equilibrados pela maturação em carvalho. Tem ainda conseguido bons resultados com a Cabernet Sauvignon, associadas a Merlot, aproximando seus resultados aos vinhos de Bordeaux.

O início da vinicultura na Nova Zelândia está associado a colonização europeia no século XIX. Mas as melhores práticas começaram a ser implantadas nos anos 1970 e apenas em 1989 os vinhos atingiram as prateleiras dos supermercados com a liberação da venda de bebidas alcoólicas nestes pontos.

Vamos conhecer um pouco mais das principais áreas de produção.

Ilha Norte: 75% da produção vinícola do país está neste local, mais precisamente na porção sul da ilha.

A região de Auckland é a mais antiga área de produção vinícola, mas seu clima chuvoso e solo argiloso não favorecem a vinha e hoje apenas 7% da produção é feita neste local.

Hawke’s Bay: no lado leste da Ilha Norte, tem conseguido excelentes resultados pela grande insolação e baixa quantidade de chuvas. A uva amadurece muito bem, mas existem riscos de geadas e não é raro que os vinhedos sejam envelopados. Nesta região se produz os melhores tintos do país com Cabernet Sauvignon.

Wairarapa: Fica no extremo sul da Ilha Norte e traz o nome do grande Lago da região. Aqui se produz bons Pinot Noirs e cepas brancas como Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Marlborough: Ao norte da Ilha Sul, tem se destacado pela produção de Pinot Noir.

Localizei um mapa excelente das regiões vinícolas da Nova Zelândia, que estão em um blog que vale a pena conhecer: WINE WINE WINE

Clique na imagem e conheça melhor o mapa e o Blog WINE WINE WINE.

A pesquisa deste post foi realizada no livro Larousse do Vinho.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More