O vinho do Iraque

Copa das Confederações do Vinho apresenta: O Vinho do Iraque.

Muitos especialistas calculam que o vinho surgiu na Mesopotâmia (atualmente Iraque e Irã),  há 6 mil anos antes de Cristo. Mesopotâmia, palavra de origem grega que significa entre rios, especificamente o Tigre e Eufrates. Veja o mapa abaixo.

mapa-do-iraque
Iraque

k1419_l
Artefato do Museu Britânico

Segundo o Museu Britânico, foram encontrados artefatos em tumbas de 6 mil anos antes de Crsito, que indicam o consumo de cerveja e vinho, como este filtro encontrado na tumba da Rainha na cidade de Ur.

Além destes dados históricos, não encontrei qualquer notícia da produção ou mesmo do consumo de vinho no Iraque dos dias de hoje. Mas o país precisa competir e exatamente como ocorre no futebol, vamos importar um vinho para representar o Iraque. Será um vinho do Oriente médio, do Chateau Musar Couveé 2004, vendido no Brasil pela Mistral. Esse é o segundo vinho da Chateau Musar, sendo que o principal produto desta vinícola já foi relacionado aqui pelo Manuk, Veja.

17935_g
Chateau Musar Couveé 2004

Entre 14 e 28 de junho o NOSSO VINHO vai promover a Copa das Confederações do Vinho, que vai acontecer simultâneamente a Copa das Confederações de Futebol. O objetivo é criar desafios entre os vinhos dos 8 países participantes da Copa. Veja mais detalhes aqui.
A foto do topo é das margens do Rio Eufrates.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.