Ribera Del Duero, Espanha

Ao norte da Espanha o Rio Duero corre para o oeste e as suas margens fica Ribera del Duero, uma das mais importantes regiões vinícolas da Espanha.

A Espanha possui a maior área de vinhedos do mundo, mas sua produção é a penas a terceira da Europa, atrás de França e Itália. Existem documentos que indicam que a vinicultura na Espanha começou há 3100 anos atrás com os fenícios em Cádiz. Os melhores vinhos espanhóis estão todos ao norte de Madrid.

A partir de 1985 o vinho espanhol passou por uma revolução de qualidade sem precedentes. Desde 1986 a vinicultura espanhola está submetida a legislação da União Européia que define duas qualidades de vinhos: Vinhos de Mesa e o VCPRD (Vinos de Calidad Producidos en Regiones Determinadas).

Alem das qualificações oficiais a Espanha mantém suas denominações, inspiradas no sistema francês.

Vino de Mesa: Os de base, sem indicação de origem.

Vinos de la tierra: Equivale ao vinho regional francês.

Denominación de Origen: DO – Exige não só uma origem específica, como uma combinação de uvas.

Denominación de origen Calificada: DOC – É equivalente a uma super DO, com critérios rígidos de produção. Atualmente apenas os Riojas podem usar a DOC.

Ribera del Duero é a denominação de origem mais importante da grande região de Castilla y Leon. O vinho mais famoso desta região é o Vega Sicília. Ali desde o século XIX se produz vinhos de alta qualidade. Os terrenos da Ribera del Duero são super valorizados e ocupados a cada metro. Feitos de calcário sobre uma camada de xisto, são perfeitos para a vinicultura. Quase toda a região está plantada com Tempranillo e oferecem vinhos muito potentes, ousados, com grande presença de fruta e ótimos para a guarda ou envelhecimento. Os melhores vinhos da Ribeira del Duero atingem preços muito altos no mercado internacional.

Fonte: Guia Ilustrado Zahar – Vinhos do Mundo Todo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More