Um rápido passeio por Languedoc-Roussillon

Uma vasta região vinícola, uma das mais importantes do mundo, com mais de 300 mil hectares em produção. Possui solos calcários e xistosos. Durante muito tempo a cepa dominate foram a Carignan e a Aramon, que hoje cedem espaço às cepas vindas do Rohône, como a Grenache e a Syrah. Os vinhos brancos são feitos com as uvas Clairette, Muscat, Ugni, Viognier, Marsanne e Roussanne.

Languedoc Roussillon
Languedoc Roussillon

Nesta região fica o Musée de la Vigne et du Vin, [3, Rue Turgot 11200 Lézignan-Corbières France ] – Um dos mais interessantes museus Franceses dedicados ao vinho. Apresenta um amplo panorama de todas as etapas da produção do vinho.

Aqui no Brasil você encontra um bom exemplar da região na Mistral, o Mas de la Barben Calice 2001, um vinho feito com Grenache, elaborado por Chapoutier na ótima propriedade Mas de la Barben, em Languedoc. Fino e exuberante, com grande classe e complexidade.”

Mas de la Barben Calice 2001
Mas de la Barben Calice 2001

A foto do topo é uma típica paisagem de outono de Languedoc-Roussillon.

A pesquisa desse post foi feita no livro Vinhedos e Vinhos da França, Publifolha.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More