Uma viagem virtual pela Espanha

A Espanha possui a maior área de vinhedos do mundo, mas sua produção é a penas a terceira da Europa, atrás de França e Itália. Existem documentos que indicam que a vinicultura na Espanha começou há 3100 anos atrás com os fenícios em Cádiz. Os melhores vinhos espanhóis estão todos ao norte de Madrid.

A partir de 1985 o vinho espanhol passou por uma revolução de qualidade sem precedentes. Desde 1986 a vinicultura espanhola está submetida a legislação da União Européia que define duas qualidades de vinhos: Vinhos de Mesa e o VCPRD (Vinos de Calidad Producidos en Regiones Determinadas).

Alem das qualificações oficiais a Espanha mantém suas denominações, inspiradas no sistema francês.

Vino de Mesa: Os de base, sem indicação de origem.

Vinos de la tierra: Equivale ao vinho regional francês.

Denominación de Origen: DO – Exige não só uma origem específica, como uma combinação de uvas.

Denominación de origen Calificada: DOC – É equivalente a uma super DO, com critérios rígidos de produção. Atualmente apenas os Riojas podem usar a DOC.

Alem disso as designações dos vinhos foram harmonizadas, afim de que signifiquem a mesma coisa em todos os vinhos, vejamos:

Vino Joven: Vinho engarrafado logo apos a sua clarificação, também chamado de vino del ano.

Vino de Crianza: vinho de envelhecimento obrigatório por pelo menos 2 anos na bodega, sendo ao menos 6 meses em barricas de carvalho para os tintos e 1 ano de bodega, sendo ao menos 6 meses em barricas de carvalho para os brancos e rosés.

Reserva: Deve envelhecer pelo menos 3 anos na Bodega sendo no mínimo 2 em barricas de carvalho, só pode ser comercializado no quarto ano depois da sua produção. No caso dos brancos e roses, um prazo de 1 ano menor.

Gran Reserva: Somente para safras muito bem sucedidas, os tintos devem envelhecer dois anos em barrica e três anos em garrafa e ser vendidos em seu sexto ano.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More