Úmbria, uma região pouco conhecida

Agriturismo Preggio, Preggio, Perugia, Umbria ...
Image by Toprural via Flickr

Com grande atividade vinícola a Umbria vive à sombra da Toscana e apenas a região dos vinhos brancos de Orvieto é conhecida. Mais recentemente a produção de tintos de grande qualidade surgiu na região da vila de Montefalco.

Em Orvieto e Orvieto clássico as cepas mais empregadas são a Trebbiano Toscano, Verdello, Grecheto e Canaiolo Bianco.

Na região de Montefalco se produz um DOC com 60% a 70% Sangiovese, mais 10% a 15% de Sagrantino e mais uma variedade de outras uvas tintas. Se produz ainda um DOCG varietal Sagratino. Este último, um vinho super potente. Diz a lenda que era cultivado pelos Franciscanos de Assis. O nome Sangratino vem de Sancratino, o vinho da missa.

Na região de Perugia, existe a cidade de Torgiano que produz vinhos brancos e tintos, valendo mencionar o Torgiano Rosso Riverva, que envelhece por 3 anos em carvalho e traz a uva Sangiovese. Um vinho muito tânico e floral. Como a legislação do vinho nesta região é bastante tradicionalista, todos os experimentos são tratados como IGT.

É um pouco difícil encontrar vinhos da Úmbria no Brasil, já bebi o Cardeto Nero della Greca 2004, que encontrei na Decanter.

Fontes de referência: Vinhos do Mundo Todo (Guia Ilustrado Zahar); Vinhos de André Dominé.

Umbria wine region map

Mapa dos vinhos da Umbria
Mapa dos vinhos da Umbria

Foto do topo: Cidade de Orvieto na Úmbria

2 Comentários
  1. Estacio Sa Diz

    Paulão:

    Na última viagem que fiz a Itália estive nessa região, incluindo Orvieto e Todi, mas por pura ignorância não provei muita coisa por lá, com exceção de um vinho de mesa na região do Lago Trasimeno, que estava muito bom por sinal.

    Estácio

    1. Paulo Diz

      Estácio, Vamos ver se encontro algo sobre este vinho.
      Abraços

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More