9 opiniões nada científicas sobre o Vinho

0 No tags Permalink 0

Aqui vão 9 opiniões do autor desse blog sobre o vinho. Elas nada tem de científicas e nem são do tom comum.

1. Vinho bom é vinho caro.

Bobagem, existem muitos vinhos caros que não agradam e o preço tem mais haver com a raridade e a demanda. Mas acho mais fácil encontrar uma pérola na praia do que um vinho fantástico e baratinho.

2. Guardar vinho por 20 ou 30 anos.

Acho pura maluquice, coisa mesmo de colecionador. Afinal se o objetivo é apreciar o vinho, seria uma temeridade esperar tantos anos. E se o vinho estraga? Ou prior, e se você estraga?

3. Todo amante de vinho é enochato.

Preconceito. Quando se gosta de algo procura-se aprender mais e mais e comentar sobre o assunto com quem está interessado. O que fica chato é ir a um jantar, escolher um bom vinho e ficar o tempo todo rodando taça e falando das características da bebida. O bacana mesmo é curtir a bebida e as histórias dos amigos, com boas risadas.

4. Todo crítico de vinho é tendencioso e a pontuação não vale absolutamente nada.

Bem, isso também não concordo. Claro que muitas vezes os críticos são tendenciosos e acabam até gerando tendência, mas a pontuação de críticos ou empresas conhecidas nos ajudam a ter um norte sobre o prestígio da bebida. Se a pontuação condiz com o seu gosto pessoal, isso é outra coisa.

5. Os ritos do vinho são uma bobagem, pura frescura.

Eu gosto muito dos ritos de escolher uma garrafa na adega, olhar o rótulo com cautela e detalhe. Colocar o vinho na temperatura ideal para consumo, usar um tradicional abridor de dois estágios, usar uma bela e translúcida taça de cristal. Beber o vinho sobre uma linda toalha branca de mesa. Isso tudo cria um clima agradável. Porém não sou nem um pouco adepto de “cheirar” rolha e “virar” insistentemente a taça.

6. Os blogs sobre vinho são uma bobagem e a maioria dos autores não tem conhecimento para tanto.

Não sei se isso é verdade ou não mas confesso que não dou a mínima para essa opinião. A grande satisfação desse blog é registrar a opinião e experiência dos amigos com o vinho, bem como as minhas. Ao longo da jornada vamos aprendendo juntos e tudo fica aqui registrado para consulta e debate.

7. Depois de aberta a garrafa o vinho deve ser todo consumido ou descartado.

Eu concordo totalmente. Por mais que usemos métodos de conservação, o chamado vinho amanhecido não é a mesma coisa, oxida, fica chato e não vale a pena perder mais tempo com ele. É triste, mas acho melhor jogar fora o que sobrou ou chamar mais gente para terminar.

8. Beber todos os dias faz mal a saúde.

Pode ter certeza que faz. Eu não acredito nas estatísticas médicas de 1 ou duas taças por dia. Não deveríamos beber diariamente, seja a quantidade que for. Na melhor das hipóteses, beber todos os dias vai lhe criar uma barriga.

9. Vinho é ótimo para relaxar.

Ah eu concordo na íntegra. Jamais tomaria um calmante, mas sim uma boa taça de vinho. Somente o sexo relaxa mais que o vinho e se puder ter os dois, então bingo.

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *