Como aumentar a audiência do seu blog?

18 , , Permalink 0

Minha vida de blogueiro é recente mas tenho investido um bom tempo em desenvolver o Nosso Vinho. Com isso apliquei uma série de técnicas para tentar criar um blog bem estruturado com audiência crescente e cativa.
Uma das coisas mais angustiantes desta atividade é perceber que depois de uma breve fase de crescimento de audiência, o blog tende a se estabilizar e parar de crescer. Praticamente todas as semanas preciso pesquisar novas técnicas de desenvolvimento do blog. Como muita gente  pergunta quais são estas técnicas resolvi criar aqui uma lista comentada e espero que através da sua participação  esta lista possa aumentar, no melhor estilo 2.0

Relevância:

Conteúdo vertical, nichado e relavante é fundamental para chamar a atenção neste mar de assuntos que pipocam na Internet. Daí a idéia de fechar nos Vinhos, uma de minhas maiores paixões. Como gosto, faço com dedicação. Portanto o Blog não acontece na Internet, mas é nos livros, nos restaurantes, nas lojas, nas ruas, nas conversas, que surgem as idéias para os posts. A pesquisa de informação é fator chave para que você tenha um conteúdo bem estruturado. Copiar e colar coisas é o fim da picada, devemos nos esforçar para acrescentar algo novo e sobretudo aprender algo novo.

Organização:

De nada adianta você ter um bom conteúdo, relevante se ele não está facilmente organizado, facilitando o trabalho das pessoas em suas pesquisas. Portanto montar um blog com canais categorias ou páginas bem estruturadas facilita a vida das pessoas e torna sua audiência cativa.

Visual único e atraente:

Com milhões de Blogs  e sites o seu deveria ter uma personalidade visual diferenciada, assim irá gerar RECALL e tornar a navegação agradável. Optei por utilizar o WordPress, acho muito superior ao Blogger, tanto na quantidade de recursos, como na facilidade de uso. Além disso optei pelo WordPress.org, onde você deve comprar o seu próprio domínio e hosting. Foi então que nasceu nossovinho.com/backup. O hosting foi realizado no Bluehost.  Na mesma linha resolvi trabalhar com um template profissional, comprei este Revolution Chrome, nada especial, inclusive já foi descontinuado e agora tem outro nome,  mas cria um ambiente bacana para o Blog. Sobre as fotos, também resolvi investir algum dinheiro e contratei o STOCKXPERT e Istockphoto, duas fontes de imagens excelentes e de baixo custo. E ainda você respeita o direito autoral dos fotógrafos, pagando pelas imagens. Vídeos e áudio melhoram em muito a audiência, até porque, cada vez mais as pessoas usam a banda larga.


Atualização
:

A contínua atualização com novos posts e informações úteis é fator fundamental para o sucesso do seu blog. O Ideal seria haver postagens todos os dias, se você tem pouco tempo, concentre-se nos fim de semana, quando o tráfego em blogs sobe. Você pode ainda programar um “timer” para fazer os uploads de um estoque de conteúdo.

Links internos e externos:

Ambos são fundamentais para o sucesso do seu blog. Ao colocar links internos, fazendo referencia a outros conteúdos do seu blog, você gera a fidelização da audiência e amplia o tempo de navegação das pessoas, além é claro de informar e divertir. Os links externos é que dão vida ao seu blog, gerando interação com outros blogs e sites e melhorando em muito o trabalho dos mecanismos de busca, que vamos  falar mais tarde.

Redes Sociais:

bna1

Enoblogs

Lembre-se que 34% do tempo dos brasileiros na Internet é gasto em redes sociais e sem elas o seu blog não vai adiante. No caso do Nosso Vinho, tive a sorte de encontrar o maravilhoso trabalho do Alexandre Frias que no final do ano passado criou o Enoblogs, um portal indexador de mais de 60 blogs de vinho. Boa parte da audiência do Nosso Vinho é referenciada pelo Enoblogs, ou seja vem de lá. Mas você deve procurar usar o maior número de redes sociais, como Facebook, Orkut, Twitter, My Space, Plaxo, Linkdin, … enfim, o que não falta são redes sociais. Você deve montar s eu perfil no maior número possível de redes sociais e criar atividades que divulguem o seu blog, com conteúdo cruzado, ou seja postado no Blog e na sua página da rede social. Outra forma de ampliar em muito a audiência é criar comunidades ou grupos em torno do seu blog. Em apenas 1 mês mais de 150 pessoas se associaram as duas comunidades que criei para o Nosso Vinho no Facebook, Procure sempre convergir os conteúdos. Por exemplo, pegue parte do conteúdo do seu post e coloque na rede social, criando um link para o seu blog.

Diretórios de Blogs:

Existem centenas de diretórios de blogs no mundo e você deveria incluir o seu blog no maior numero possível de diretórios, assim facilita a divulgação e o trabalho dos mecanismos de busca. Alguns como o Technorati conferem um rankimg ao seu blog e isso ajuda também a tornar seu trabalho mais conhecido.

Troca de links com outros blogs:

Essa prática entre os blogueiros é fundamental para ampliar a comunidade da sua audiência e incrementar seu tráfego no dia a dia. Cria-se uma espécie de uma pirâmide a seu favor e a favor de todosos participantes. Não desanime com a falta de gentileza dos blogueiros, eu linkei mais de 500 blogs no Nosso Vinho e apenas 59 retribuiram o link. Mas isso também ajudou a minha audiência.

SEO: Search engine optimization.

Este palavrão em inglês é o processo que otimiza o trabalho dos mecanismos de busca do Google e outros. Ele faz com que o seu blog melhore e apareça mais na chamada busca natural, você procura algo no Google e seu conteúdo aparece lá na primeira página. Para você ter uma idéia da importância disso: 75% do tráfego diário do Nosso Vinho vem da busca natural do Google. Alem das dicas que já passei aqui existem sistemas de SEO que você encontra em Ferramentas do Google para webmasters . Com elas seu blog vai bombar.

Email Marketing:

Pode parecer maluquice, mas uma boa Newsletter pode fazer maravilhas ao seu blog. Crie um mailing list de amigos e envie uma chamada do que você está produzindo por email. É uma espécie de Bezentacil. Funciona muito bem mas você não pode abusar e nem ser intrusivo. Crie uma mala direta digital bonita, simples e pergunte as pessoas se elas querem continuar recebendo. Não envie muitas por mês para não “detonar” a paciência dos amigos. Esta semana eu criei uma mala direta mas enviei para apenas 100 pessoas. Tenho 3 ou 4 listas de endereços e vou revezando, assim meus emails não ficam muito insistentes.

Troca de Conteúdo:

Encontre sua turma na Internet e faça por eles o que você gostaria que fizessem por você. Entre no blog dos amigos, comente, incentive, critique e crie relacionamentos, você vai criar uma verdadeira network para o seu blog além de ampliar o seu circulo de amizades. Um truque bacana é assinar o seu nome em todos os comentários que deixar nos blogs dos amigos, deixe ainda a URL do seu blog, isso cria mais um link para o Google.

Posicionamento:

Eu deveria ter falado disso antes. O posicionamento do seu blog é a personalidade dele. Já pensou se você for pesquisar e encontrar 100 blogs iguais ao seu? No caso do Nosso Vinho o posicionamento é: Um blog de vinho em português criado com a participação dos amigos. Desta forma o Nosso Vinho é 2.0, ele é montado com a indicação de vinhos de muitas pessoas, que vêem suas opiniões publicadas e ficam cada vez mais engajadas no Blog. Além disso o Nosso Vinho funciona como uma espécie de arquivo dos vinhos preferidos de um 100 número de pessoas. Tenho a ambição de ter 1500 vinhos cadastrados em 1 ano e 3 mil vinhos em dois anos. Imagine o volume de tráfego que isso vai gerar…

TAGs: Um sistema de TAGs bem estruturado facilita a busca das pessoas e aumenta bastante a sua audiência. Não abuse muito das TAGs, crie um sistema lógico e inteligente de TAGs, No caso do Nosso Vinho as TAGs são por pais, região vinícola, tipo de uva e Nome do participante do post.

Seja Global:

Nossa língua portuguesa é uma maravilha, mas limita demasiadamente o tráfego, então não pense duas vezes, instale um tradutor, existem muitos disponíveis na Internet, eu uso o Global Translator, um pluging feito para o WordPress. Com isso a audiência do Nosso Vinho cresceu para a Europa, Estados Unidos, até mesmo Oceania e Ásia.

Incentive a participação das pessoas:

imagem43

GD Star Rating

Todo mundo se interessa em navegar, mas pouquíssima gente deixa um comentário. Para você ter uma idéia dessa timidez, em 6 meses o Nosso Vinho teve 10 mil Unique Visitors e apenas 262 comentários. Isso deprime a gente… Bom mas sacudindo a poeira, procure facilitar a colocação de comentários, com perguntas e pesquisas. Eu resolvi instalar um widget chamado WP WALL, com ele a pessoa pode deixar um comentário na homepage do Nosso Vinho sem precisar deixar email. Ajuda os tímidos. Outro recurso que inclui no blog foi o GD STAR, um widget que permite as pessoas darem notas ao Blog. Viva! Nosso Vinho tem notas muito altas, como um bom aluno, mas tem uns caras que entram com certa regularidade para das nota 1 em posts que tem várias notas 10. Que feio… Mas eu deixo acontecer, sinal de que as pessoas estão investindo tempo no Nosso Vinho.

Analise todos os dias sua performance:

imagem33

.

Isto é fundamental, contratando um bom serviço de estatística você vai entender quantas pessoas estão entrando no seu blog, o que estão lendo, de onde vem, para onde vão, quanto tempo gastam no blog, que dias você tem mais audiência, que tipo de conteúdo gera mais resultados.  Eu prefiro o Histats e o Blog Stats do WordPress.

RSS: O Sistema que permita receber por email as atualizações de seu site, que hoje invadiram os smartphones, é responsável por 10% da audiiencia do Nosso Vinho. Uma audiência cativa.

Planeje o Futuro e divida suas conquistas:

É o que estou fazendo aqui neste post. O Nosso Vinho precisa evoluir. Estou feliz com os resultados de seis meses, mas admito que a audiência está um pouco empacada nos 130, 150 unique visitors dia. Isso não é bom. Então eu preciso aprender novas coisas e colocar-las em prática, mas antes decidi contar o que aprendi e ver se alguém me ajuda com novas idéias. Vamos lá, se você sabe algo diferente, conte aqui em baixo. Deixe o seu comentário neste post 2.0.

0
18 Comments
  • Paulo
    Abril 11, 2009

    🙂 Obrigado Mônica!

  • Monica Carvalho
    Abril 11, 2009

    Nao poderia deixar de comentar que este post está maravilhoso.
    Adorei todas as dicas e comentarios.
    Gostei muito do Newsletter!
    Parabéns!
    Mo

  • Flavio Nara
    Abril 11, 2009

    Paulo querido,
    Mídia é mídia. Mesmo quando fala de vinho.
    Parabéns pelo post.
    Saúde!
    FN

  • Paulo
    Abril 11, 2009

    Obrigado Flávio, é você mesmo que diz que essa coisa de ser mídia nunca sai do sangue da gente. Abraços.

  • Paulo
    Abril 12, 2009

    Oi Marcelo, a sugestão é muito bem vinda e vou estudar como fazer isso sem cair em um lugar comum, porque tem muita gente falando dos vinhos até R$20 e R$ 50 Reais. Vou pensar em como fazer e quando encontrar uma fórmula eu aviso você.
    Abraços

  • Marcelo Carvalho
    Abril 12, 2009

    Olá Paulo,

    Obrigado pelo post no meu blog!

    E por esse post também. O Nosso Vinho está como o vinho: quanto mais velho, melhor. É muito bom ver algo de qualidade, feito com grande dedicação. E, lógico, sobre um tema atrativo. O resultado certamente virá – internet é assim mesmo, às vezes temos períodos meio estagnados, depois um novo salto, e assim vai.

    Não tenho nenhuma dica para melhorar a visitação – aliás, nesse quesito você é quem ensina.

    Vai aqui, quem sabe, uma dica de conteúdo. O Nosso Vinho tem um perfil mais de vinhos top – o vinho preferido das pessoas, o que é ótimo. Mas talvez se tivesse uma seção de vinhos bons para o dia-a-dia, talvez com limite de preço, digamos R$ 50, o conteúdo ficaria mais democratizado e a audiência talvez acompanhasse. E todo mundo quer saber desses achados – vinhos honestos para o dia-a-dia. Não sei se cabe na proposta do Nosso Vinho, isso é contigo!

    Grande abraço,

    Marcelo

  • Paulo
    Abril 15, 2009

    Oi Roberto, fiquei bem feliz com a sua participação e visitei seu site. Agradeço muito as dicas, realmente pode ser uma boa. Se eu entrar nessa você será convidado. Me conta mais do seu Outlet.
    Abraços
    Paulo

  • Robert Dannenberg
    Abril 15, 2009

    Paulo,

    Parabéns foi uma verdadeira aula este seu post e como não tenho nada de tímido, aqui vai a minha dica "afinal estou lidando com um grande publicitário" para gerar trafego para o seu blog……hheheheheehe….. Eventos, as pessoas gostam de se encontrar, de se relacionar, de fazer network, de poder compartilhar experiencias, logo promova eventos do seu blog para que possamos participar….atenção: eventos também podem ser virtuais como chat com especialistas, trocas com pessoas que estão em outras regiões e etc. Além disso faz um encontro mensal, seja em um restaurante, um happy hour que garanto que mais gente vai aparecer e passar a frequentar seu Blog. Boa sorte e parabéns novamente
    Abraços,
    Robert Dannenberg

  • Paulo
    julho 8, 2009

    @Rose: Olá, obrigado pela visita e pelo comentário. Vou visitar os seus blogs no fim de semana e depois envio comentários. Abraços
    Paulo

  • Neri Cavalheiro
    agosto 10, 2009

    Grato, Paulo (Sei que vc. é chamado de "Paulão", pelos íntimos), pelo Post. As dicas dele me estãp ajudando a entender mais o Mesa de Baco e me fornecendo conhecimento para instrumentar o mesmo.

    Cumprimentos pela sua generosidade em compartilhar a sua experiência conosco.

    Forte abraço.

    Neri Cavalheiro
    http://mesadebaco.blogspot.com

  • Adriano
    novembro 29, 2009

    Ola,

    Gostei do blog…e do post tb.

    Tenho um post sobre assunto semelhante…se puderem deem uma lida tb…

    19 dicas para aumentar a audiência do blog

    • Paulo
      novembro 29, 2009

      Para garantir o acesso veio duas vezes? Rsss

      Obrigado pelo comentario, seu blog também é muito bom.
      Abraços
      Paulo

  • Adriano
    novembro 29, 2009

    Ola,

    Parabens pelo artigo e pelo blog. Postei um artigo com assunto semelhante…
    se puderem entrem la e comentem…

    um abraço
    19 dicas para aumentar a audiência do blog

  • Paulo
    Janeiro 6, 2010

    Como este post é antigo, é preciso dizer que o template atual é um Press75. Veja no rodapé desta página

  • Paulo
    Fevereiro 18, 2010

    Como esse post foi escrito há quase 1 ano, precisa ser atualizado. Sobretudo no que diz respeito a força das redes sociais na fidelização de audiiencia do Blog. Hoje o Twitter e o Facebook tem grande importância como origem de audiência.
    Aplicativos como o tweet board ai ao lado ajudam bastante.

  • Paulo Queiroz
    outubro 10, 2010

    Rodrigo, obrigado pelo comentáro.
    Aqui vai uma opinião para melhorar:
    O subtítulo do Seu blog poderia ser mais explicativo. Levando em consideração que o título não é explicativo. Pense sempre em como o Google vai ler seus títulos e sub-titulos, TAGS e Categorias. As vezes ser um pouco óbvio ajuda os buscadores.
    Abraços
    Paulo

  • Bruno
    dezembro 1, 2010

    Esse artigo com certeza absoluta vai me ajudar a alavancar meu Blog.
    muito obrigado por posta-lo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *