Como montar a sua Wine House.

13 Permalink 0

Escrever sobre vinho inspira a ter um negócio associado a ele. Um sonho ainda muito distante, até porque tenho muito o que fazer em minha profissão. Mas como sonhar acordado faz bem para a alma e cria propósitos na vida da gente, aqui vai.

Algumas coisas que não podem faltar em uma boa casa de vinhos.

Posicionamento: Escolha algo diferente, como por exemplo um lugar de degustação, compra, convivência e cultura sobre o vinho. Mais que uma Enoteca. Uma casa de cultura do vinho.

imagem53

.

Localização: O ponto é talvez o ítem mais decisivo para qualquer tipo de comércio, escolha um lugar de bom fluxo de pessoas com alto poder aquisitivo, em um local agitado da cidade, perto dos shoppings e restaurantes da moda.

imagem63

.

Fachada e vitrine: Um fator de máxima importância, para tornar seu negócio atrativo. A fachada cria o posicionamento do local e gera o fluxo do tipo de gente que você quer. Se for demasiadamente sofisticada pode afugentar os clientes. Mas deve ser moderna, convidativa e muito fácil de ser identificada. Olha que belo exemplo da Enoteca Fasano…

imagem36

Enoteca Fasano

imagem72

Vino e Cucina

Outro exemplo da Inoteca, Vino e Cucina no Soho em Nova Iorque, aqui em cima.

Decoração interna: É o que dá a personalidade ao seu negócio e segura as pessoas lá dentro. Deve ser moderno, descontraído, com muita demonstração de produto e um toque temático, escolha um país ou dois e crie um mix. Sem nenhum erro seriam a França e Itália.

O Interior da Inoteca em NY é o máximo:

imagem210

Inoteca, NYC

Estoque: Monte uma carta de vinhos diversificada, com produtos do Brasil, Italia, França, Portugal, Espanha,  Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. O Estoque precisa ter profundidade nos preços entre 80 e 150 Reais, onde estará 80% das vendas. Mas precisa ter amplitude nos rótulos entre 150 e 600 Reais. Sempre é bom ter uns 10 clássicos acima deste valor.

.

Serviço: Importante fator de fidelidade e rentabilidade, um bom serviço garante a relação custo-benefício para seus clientes. Os funcionários devem ser jovens e bem treinados. Gerenciados por profissionais mais experientes que vão colocar seus clientes no mundo do vinho.

imagem101

Taças certas...

Adega: O local onde você guarda as suas garrafas é também um excelente atrativo para seus clientes. Um trabalho de PDV tornará tudo mais fácil para gerar vendas.

imagem113

.

Inovação: Utilizar novas tecnologias para melhorar o serviço de atrair clientes, como essa máquina de servir doses de vinho da Enomatic. Além de bonita conserva bem o vinho.

doc51_enoline_0jpg

Enomatic

Enfim existe sempre espaço para sonhar e tempo para realizar. Uma casa como essa ainda é rara em um país como o Brasil, onde o hábito de beber vinho é algo tão pequeno.

Só faltou a música e vídeo do ambiente:

0
13 Comments
  • Fabio
    Março 22, 2009

    hahahaha…. muito bom… excelente consultoria de como abrir uma winehouse… final genial (adoro a Winehouse singer tb!).

    to indo pra Australia no mes que vem… alguma dica para um bom Shiraz?
    quer algum vinho de lá?! são os meus favoritos hj… Grand Burge e Clarendon Hills.

    cheers, F

  • Fabio
    Março 22, 2009

    Vc deve conhecer a Crush Wine Co. em NY, certo?
    http://crushwineco.com/

    É do Tribeca Group – a mesma holding do Nobu e Tribeca Grill. Achei muito honesto – o layout não tem nada demais, mas eles tem uma variedade de vinhos absurdamente boa, vinhos curiosos, um aconselhamento muito preciso… todos os que comprei lá foram excelentes. Tava tentando lembrar o nome de um vinho rosé austríaco que foi muito bem indicado. Fiz um jantar de Natal com o tema de cerejas – Cherry Xmas (que já virou tradição) e esse vinho foi a sensação da noite… pena que comprei só uma garrafa… mas quem iria dizer que um vinho AUSTRIACO seria tão brilhante. Vou pegar esse nome…!

    Lendo o seu blog me deu vontade de atacar a minha adega… a minha é peixe pequeno, mas tenho bons vinhos do novo mundo (Africa do Sul, Chile e Australia). Pena que to com gastrite… o martírio dos wineholics… a esperança é que eles fique ainda melhores com mais um tempo de descanso!

    Abração, F

  • Alexandre Frias
    Março 22, 2009

    Excelente post Paulo.

    Sonhar é preciso!

    abs!
    Alexandre

  • César
    julho 12, 2009

    Muito bom teu texto, simples e preciso. Estou fazendo um plano de negócios para a abertura de uma Loja de Vinhos e vou guardar teu texto comigo…. Parabéns..!!!

  • paulo
    agosto 3, 2009

    obrigado pelas dicas.

    mas quantas garrafas vc acha que o estoque tem que ter no mínimo, ainda no começo, para poder abrir uma pequena loja?

    valeu, abs

    • Paulo
      agosto 3, 2009

      Paulo, eu não tenho a menor idéia. Depende do tamanho e localização da Loja
      Se eu fosse montar uma pequena loja, teria mais variedade do que quantidade. quanto ao mix, está aí em cima a minha opinião.
      Abraços

  • Ligia
    setembro 1, 2009

    Oi Cesar,

    Eu também estou fazendo um Plano de Negócios para montar uma Loja de Vinhos no Rio de Janeiro, poderíamos manter contato para trocar algumas informações?

    Um abraço.

    Ligia

  • Leandro Alves
    novembro 16, 2009

    Paulo, muito bom o seu texto, ele é bem simples e objetivo estou pensando em montar uma loja pra mim
    aqui em Fortaleza. Vc acha com quanto preciso para montar uma loja.
    Gostaria de manter contatos .

    Atc.

    Leandro Alves

    • Paulo
      novembro 16, 2009

      Leandro, em meus devaneios nunca parei para pensar em um Business Plan propriamente dito.
      Obrigado pelo incentivo e um abração.

  • LILIANE
    julho 4, 2010

    "…Escrever sobre vinho inspira a ter um negócio associado a ele. Um sonho ainda muito distante, até porque tenho muito o que fazer em minha profissão. Mas como sonhar acordado faz bem para a alma e cria propósitos na vida da gente…"
    ADIMIREI A HUMILDADE EM SUA FRASE, MOSTRA QUE VC É UM APAIXONADO POR VINHOS, EM MOMENTO ALGUM VC DEMOSTRA UM EXIBICIONISMO. E SIM SUA ADIMIRAÇÃO. EU GOSTO DE VINHO TENHO POUCA OPORTUNIDADE DE PROVAR OS MELHORES, PELO PREÇO CLARO.
    EXITE MTA POLEMICA EM CIMA DO VINHO POR EX: TOMEI O VINHO BRANCO GALIOTTO E ADOREI E ME FAALRAM QUE ELE É UAM ABERRAÇÃO CHAMADO VINHO, SEMPRE QUE POSSO TOMO ELE OU O PERIQUITA SECO, TINTO. EU N ENTENDO NADA DE VINHOS MAS TOMO O QUE MAIS ME ATRAI, ALE DE GOSTAR DAS HISTORIAS DE CADA UM.
    BJOS…

  • Lais Gomes
    setembro 10, 2010

    Olá!
    Gostei muito o que você colocou no texto acima. Sempre sonhei em abrir um negócio somente meu. Meu marido é dono de uma eletrônica industrial, ainda trabalho com ele, mas não é isto que quero. Tenho 20 anos ainda, mas sei o que quero pra minha vida, já pensei em abrir lojas de outros produtos, mas o vinho foi o que mais de chamou á atenção e me relacionei melhor. Mas por ser nova demais tenho medo de não saber administrar bem a loja e vir a falir!
    Preciso que você me dê dicas de como abrir uma loja e mantê-la sempre em alta.
    Agradeço desde já!

    • Paulo Queiroz
      setembro 10, 2010

      Cara Lais
      Obrigado por visitar o blog NOSSO VINHO. Olha, eu não sou expert nesse assunto comercial de venda de vinhos. Sou apenas um apreciador de vinhos que resolveu montar este blog para registrar as minhas experiências e sobretudo a experiência dos amigos. O texto acima foi escrito há algum tempo em uma espécie de reflexão, sem nenhum embasamento técnico ou comercial. Logo não sou apto a lhe dar estes conselhos. Procure estudar mais o assunto, para que a experiência não se tone ruim.
      Abraço
      Paulo

  • Fernanda
    setembro 27, 2010

    Bom dia!

    Que bom que achei você, estou fazendo uma pesquisa para abrir um loja de vinhos, gostaria de uma orientação sua.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *