Como realizar o sonho de uma adega climatizada.

3 No tags Permalink 3

Cada um tem seu passatempo e suas manias. Alguns gostam de automóveis, outros de música, outros de livros… eu gosto de tudo isso, mas o que eu gosto mesmo é de vinho. E não é apenas porque aprecio vinhos, mas porque adoro aprender sobre eles, estudar as diferentes regiões, uvas, safras, histórias dos amigos sobre vinho, noites memoráveis e claro, dividir as experiências aqui no NOSSO VINHO. Por isso, sempre sonhei ter uma adega. Algo especial, onde pudesse guardar, organizar e acima de tudo curtir os vinhos com os amigos. Já faz quase 10 anos que penso em montar uma adega e até agora contava apenas com um pequeno armário de 40 garrafas. Ao longo de 2010 investi no sonho e montei minha pequena adega de entrar. Não é propriamente uma walking cellar, mas é muito legal. Em um espaço de apenas 2m x 1,50, onde originalmente seria uma sauna ou depósito, fiz uma adega. Esse post tem como objetivo retratar essa experiência e ajudar você a montar a sua própria adega.

Em primeiro lugar escolha um espaço na sua casa, como eu disse pode ser uma dispensa, um canto de pelo menos 2×1,50m.

Escolha um bom marceneiro e entregue a ele uma boa referência fotográfica do que você quer fazer, dos espaços e divisórias que precisa. Pesquise em livros e revistas.

No projeto você pode incluir lugar para as garrafas, taças, apetrechos como decanters e abridores.

Depois escolha um bom e simples sistema de ar condicionado para manter o ambiente a 18 graus, ótimo para os tintos. Não esqueça o espaço para as garrafas Magnum de 1,5 L e super Magnum para 3 litros. Inclua ainda um pequeno balcão, recoberto de vidro, para abrir sua garrafa e deixar decantar à temperatura de 18 graus.

Se você quiser abusar, compre uma ou duas geladeiras para os vinhos brancos, roses e espumantes, eu fiz isso e comprei as minhas na Art des Caves numa dessas promoções de ponta de estoque, afinal eu ia embutir as geladeiras e um risco na lateral não importava, com isso você pode economizar até 50%.

Escolha um revestimento para as paredes de cortiça ou de madeira, eu optei por tabletes de madeira.

Escolha um piso bacana de tacos de madeira ou lajotas.

Monte um pequeno sistema de iluminação.

Se a adega ficar em um canto visível da casa você pode, como eu, comprar uma porta de vidro, para que a adega fique exposta, mas fique esperto para que os raios solares não incidam na adega.

Pronto, você pode montar uma adega para 300 garrafas de tinto e 60 garrafas de brancos, rosé e espumantes. Pode armazenar 3 ou 4 decanters, umas 4 dúzias de taças e um monte de abridores e apetrechos. Se quiser colocar apenas vinho, pode chegar a 1 mil garrafas.

Não vou falar de preço, porque acho que cada um deve pensar nas suas possibilidades, mas posso garantir que algo entre 5 e 10 mil Reais são suficientes para montar um belo projeto.

Agora vem a parte legal e realmente cara. Encher a adega de bons vinhos. Estes você pode escolher aqui pelo NOSSO VINHO.  Bons sonhos… Realizar sonhos torna a vida estimulante.

Se gostou do artigo, curta no seu FB.

3
3 Comments
  • Cláudio
    dezembro 28, 2015

    Olá!
    Tenho um projeto parecido, mas fiquei com uma dúvida. As geladeiras ao funcionarem emitem calor… Isso não interfere na temperatura da adega, ou faz com que o ar condicionado tenha que trabalhar mais?

    • P. Queiroz
      janeiro 16, 2016

      Olá Claudio
      Funciona super bem. Seria um problema se o espaço fosse menor, mas 1,5m x 2,0m deu perfeitamente.
      Abraços

  • Hilário Ferreira
    fevereiro 11, 2016

    Amigo,bom trabalho entretanto, 18ºc è a temperatura ideal para beber o tinto não para armazena-lo.Deverá armazena-lo a 12º ou até menos para não acelerar o processo de oxidação.
    Mas pode sempre me convidar para bebe-lo antes de estragar…
    Abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *