Conheça algo sobre Lazio na Itália

4 No tags Permalink 0

Lazio

A região de Lazio cerca a cidade de Roma ao Norte e ao Sul, com muitas DOCs, mas infelizmente nenhuma de grande expressão. São poucos os vinhos de qualidade na região que é sobretudo uma área produtora de minhas de massa. Na antiguidade as vinhas que cercavam a cidade eterna serviam para o consumo dos romanos, o vinho tinto era o Falerno e a uva uma autócne de nome Aminea.

Entretanto hoje, mais de 85% dos vinhos de Lazio são brancos, a maioria um blenda de Trebbiano Toscano e Malvásia. As vinhas do Sul de Roma, que chegam a invadir a cidade são de Frascati, um dos vinhos de qualidade mais consumidos na Itália. O vinho invadiu o mercado europeu com força e tornou-se popular e barato. Outro vinho bem popular da região é o Est!!! Est!!! Est!!! di Montefiascone, feito com Trebbiano e Malvázia na província de Viterbo. Este nome estranho é explicado por uma lenda que conta que quando visitava Roma, um Bispo Alemão pedia a seu ajudante para selecionar os melhores vinhos da região. Entusiasmado com a qualidade do Montefiascone o ajudante marcou  Est!!! Est!!! Est!!! nas garrafas. De qualquer forma este vinho também ganhou as prateleiras dos supermercados e teve sua qualidade e preço em queda.

As demais regiões produzem vinhos brancos com diferentes denominações, mas todas muito parecidas com o Frascati. Nos últimos anos tem-se feito um esforço enorme para melhorar a qualidade dos vinhos da região através do uso de vinhas importadas, sobretudo a Merlot e Cabernet Sauvignon e na denominação Colli Romani, tem-se conseguido resultados animadores.

Lazio

0
4 Comments
  • Michelangelo
    Fevereiro 3, 2010

    hi Paulo, what a nice surprise to find a post talking about wines from Lazio!
    Beside imported vines with good results (such as Syrah – in Mater Matuta wine), there is a plenty of local vines with an high potential that is coming out recently (as for the Cesanese or the Nero Buono).
    bye!

  • Paulo
    Fevereiro 3, 2010

    Nice to see you here Michelangelo.
    Welcome back

  • Rafael
    outubro 1, 2012

    Tive a oportunidade de tomar um vinho branco Est Est Est di Montefiascone, mas não me empolgou.
    Não sei se foi porque esperava um vinho um pouco mais expressivo, acabou me deixando um pouco duvidoso. Amanhã terei a oportunidade de conhecer outros vinhos Est! Est! Est! pela vinícula. Volto para falar o que achei.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *