Entrevista com Marcelo P. de Carvalho, vencedor do Concurso de Fotografia NOSSO VINHO

0 No tags Permalink 0

O Marcelo Pereira de Carvalho é um amigo do blog NOSSO VINHO, mas nunca nos conhecemos pessoalmente, veja aqui a interessante entrevista com o vencedor do Concursso de Fotografia Digital NOSSO VINHO.

Marcelo Pereira de Carvalho é engenheiro agrônomo de formação, com mestrado em Ciência Animal. Em 2000, criou uma empresa focada em oferecer informação especializada em algumas cadeias do agronegócio através da internet. Surgia a AgriPoint, que hoje é provavelmente a maior comunidade online do agronegócio mundial, com 185.000 usuários de mais de 100 países. Na empresa, além de diretor executivo e sócio, é especialista no mercado de lácteos, prestando consultoria a empresas do setor. Tem duas filhas (9 e 6 anos), gosta de viajar, fotografar, esquiar e jogar futebol. Além, é claro, de beber um bom vinho.

Leia a entrevista realizada em 1 de junho de 2010.

NOSSO VINHOMarcelo, em primeiro lugar conte como foi que voce tirou essa foto, em que ocasião e se houve uma pós produção no click?

Marcelo: Paulo, eu não tinha fotos boas relacionadas a vinhos. Estava de noite em casa e comecei a pensar o que seria possível fazer com os recursos que tinha: papel laminado, alguns celofanes coloridos, uma lanterna e, claro, o vinho (a propósito, o da foto era um Bordeaux, o que deve ter ajudado na qualidade da foto…). Achei que seria um desafio interessante. Fiquei mais ou menos uma hora tentando diversas possibilidades. Nesse tipo de foto é assim mesmo: normalmente no começo não sai nada, depois você começa a chegar a algum lugar, percebe que está “in the zone”. A lanterna não funcionou e usei a luz da sala mesmo. O fundo que ficou melhor foi o que mesclou o papel laminado, coberto com celofane verde. Mas ainda faltava alguma coisa que fechasse a composição – daí surgiu a ideia de trabalhar com o enfeite de madeira, imitando frutas. Mais algumas tentativas e, pronto, saiu a foto! A pós-produção foi mínima, algum ajuste de brilho e contraste e pouco além disso. No meu Flickr tem algumas outras da mesma série, bem como várias outras do meu portfólio: www.flickr.com/marpcar.

 

 

Ensaios e trabalhos do Marcelo Pereira de Carvalho

NOSSO VINHO: Qual é o seu envolvimento com a fotografia, já que a foto vencedora tem grande qualidade?

Marcelo: Sempre gostei de fotografar, mas nunca levei a sério, até o ano passado, quando fiz um curso básico no MAM – Museu de Arte Moderna, com o fotógrafo Marcelo Greco. Em julho, fiz um workshop no Pantanal com o fotógrafo Bruno Sellmer. No final do ano, comprei um equipamento melhor. Em abril, cometi minha maior extravagância: fui selecionado para um workshop avançado de 4 dias na Califórnia, ministrado pelo Frans Lanting, uma lenda viva, um dos maiores fotógrafos da National Geographic, hiper premiado. Esse tipo de experiência te força a mudar de nível. Nesse ano, também fiz algumas aulas com o fotógrafo Gal Oppido, que tem um estilo totalmente diferente (o que é bom para quebrar paradigmas). Enfim, sou amador, não vivo disso, nem pretendo. Mas gosto bastante e quero fazer bem feito.

NOSSO VINHO: Que tipo de relação voce tem com o vinho, é conhecedor e apreciador ou é um especialista?

Marcelo: Com vinho sou somente apreciador. Até gostaria de saber mais, mas o fato é que não dá para fazer tudo, pelo menos ainda. Gosto do vinho e do que ele proporciona. Como viajo bastante a trabalho, muitas vezes vou a países com tradição em vinhos e tento conhecer um pouco mais. Digo que são os “ócios do ofício”. Eventualmente até faço o sacrifício de trazer garrafas que não são encontradas por aqui (no ano passado, trouxe 6 vinhos selecionados da Austrália, por exemplo).

NOSSO VINHO: Qual é a uva e a procedência que voce mais valoriza?

Marcelo: Não tenho uma preferência entre as principais uvas – acho que muitas delas podem gerar vinhos muito bons. Depende da qualidade do vinho, do momento, do prato, do local. Dito isso, talvez tenha uma queda por tempranillo espanhol – tinta roriz português, quando são realmente bons. Acabo tomando mais vinhos da América do Sul por uma questão de comodidade, por isso conheço mais, principalmente do Chile (acho mais fácil tomar um bom chileno do que um bom argentino, mas pode ser algum resquício de rivalidade agora que estamos entrando em ritmo de Copa do Mundo!). Diria que conheço pouco dos vinhos do Velho Mundo, pelo menos comparativamente. Dos últimos chilenos que tomei, destaco dois brancos: Sol de Sol, da Viña Aquitania (Chardonnnay), e Equilibrio, da Matetic (Sauvignon Blanc). Gosto muito também do Las Cumbres, principalmente o Sirah. E tantos outros…

NOSSO VINHO: Você mantem um blog que nao é vertical em um assunto especifico. Fale um pouco sobre o seu blog, porque decidiu fazer e o que aprendeu com ele.

O que der e vier

Marcelo: Sempre gostei de escrever, tanto que tenho um negócio que lida com isso. Em função de algumas mudanças pessoais pelas quais passei e que, via de regra, acabam estimulando alguns projetos que mantemos dormentes por anos, resolvi começar o blog com o intuito principal de dar vazão a minha necessidade de escrever, muito mais do que criar uma comunidade crescente ou leitores fiéis. Desde o primeiro texto, disse que o blog era para mim, mas que ficaria feliz se fosse útil aos outros também. Assim, o conteúdo do blog é bastante pessoal, ainda que inspire outras pessoas. O conteúdo é reflexo do nome – O que der e vier, e traz o que eu achar relevante publicar. Em geral, há textos mais pessoais, com algum pendor literário (mínimo, diria), dicas de viagens, filmes e livros, textos de negócios, algumas análises de fatos do cotidiano e outras coisas do gênero. Acho que escrever ajuda a estruturar melhor as ideias, além de dar vazão a emoções e sentimentos represados.

NOSSO VINHO: Nunca pensou em fazer um blog de vinho?

Marcelo: Não, nunca pensei. Talvez tenha pensado o dia em que vi o Nosso Vinho, mas aí já era tarde demais; afinal, já tinha o Nosso Vinho e, portanto, eu já tinha de certa forma o meu blog de vinhos pronto! … Parabenizo a todos os que submeteram fotos (muitas imagens legais) e aos que participaram votando. E ao blog Nosso Vinho, pela iniciativa e pelo trabalho, sempre experimentando novidades tecnológicas e trazendo um conteúdo atrativo, com uma estética muito bonita.

….

Marcelo Pereira de Carvalho
mpc@agripoint.com.br

 

AgriPoint Consultoria Ltda
www.agripoint.com.br
19 3432-2199
skype: marcelopc0604

19 9187-4922
twitter: @marcelopc
http://www.facebook.com/marcelo.decarvalho
blog: http://blog.oquederevier.com
fotos: www.flickr.com/marpcar

 

 

Foto vencedora do Concurso de Fotografia Digital, por Marcelo Pereira de Carvalho

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *