Escolha as bem as taças para seu vinho.

1 No tags Permalink 0

Já publiquei um post sobre os diferentes tipos de taças, e sua importância no consumo do vinho. Você pode ler aqui: Com que taça eu vou?
Hoje vou apresentar a melhor linha de taças disponível no mercado, (pelo menos na opinião deste blogger). Trata-se da linha Riedel Sommelier, lançada em 1973 na cidade de Orvieto por Claus Riedel. O design dessas taças contou com a ajuda da Associazione Italiana Sommeliers (AIS). Uma série com 10 tamanhos e feitas com a perfeição maxima que os artistas da Riedel podem atingir.
Vou mostrar aqui 3 preciosidades que tornam o prazer de beber um bom vinho ainda maior.

RIEDEL SOMMELIERS BURGUNDY GRAND CRU GLASS

O desenho original dessa taça surgiu em 1958 e ela é definida pela revista Decanter como a melhor taça para Borgonha do mundo. Serve bem tanto vinhos jovens como antigos. Faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de New York. Também é adequada para Barolos e Barbarescos. Com um grande bojo, a taça permite a extração máxima do buquê. Pena que não consiha retratar na foto o quão transparente e fino é o cristal empregado. Extremamente frágil.

BURGUNDY GRAND CRU

BURGUNDY GRAND CRU

RIEDEL SOMMELIERS BORDEAUX GRAND CRU WINE GLASS
Esta taça teve seu primeiro desenho traçado em 1959 e foi especialmente criada para os Cabernet Sauvignons e Merlots de Bordeaux. Uma taça de grande capacidade 30 oz e profundidade, prende bem o aroma do vinho e favorece a percepção da fruta. Definida pela Riedel como uma obra de precisão. Eu uso esta taça também para Chiantis e Toscanos IGT.

BORDEAUX GRAND CRU WINE

BORDEAUX GRAND CRU WINE

RIEDEL SOMMELIERS VINTAGE CHAMPAGNE GLASS
Muitos acreditam que a Champagne deve ser servidas em taças pequenas e finas para que seu consumo seja breve e possa ser mantida a temperatura. Eu penso o contrario, a taça ideal para a Champanhe é a flauta, como esse Riedel. Nela você pode apreciar a beleza do liquido, em uma dose melhor servida e ainda pode usufruir melhor dos aromas da bebida. Alem disso acho muito mais elegante.

VINTAGE CHAMPAGNE

VINTAGE CHAMPAGNE

0
1 Comment
  • Paulo
    julho 11, 2009

    Olá Denys
    Obrigado pela visita e comentário, Claro que pode usar o conteúdo com citação de fonte.
    Abraços
    Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *