A Importância do Serviço de Vinho.

0 No tags Permalink 0

O vinho é uma bebida global, encontrado em toda a parte, mas exige atenção e cuidado no seu serviço para que possamos aproveitar melhor a experiência que ele proporciona. Se você não conhece os detalhes sobre o serviço do vinho, esta é uma boa oportunidade.

Temperatura do Vinho.

Cada tipo de vinho encontra sua melhor característica quando servido na temperatura certa. Veja a lista abaixo e procure seguir religiosamente. Para saber a temperatura exata do vinho use um termómetro como o da foto, você encontra nas melhores lojas de vinho.

Espumantes: de 6 a 8 graus

Brancos Secos antigos ou com madeira: 9 a 11 graus

Brancos licorosos, de 11 a 13 graus

Rosés: de 6 a 8 graus.

Vino Tinto, jovem e fresco: de 10 a 12 graus.

Tintos secos de mesa: de 14 a 15 graus.

Tintos estruturados e complexos, Grand Cru: de 17 a 18 graus

Xerez: de 9 a 11 graus

Vinho do Porto: de 15 a 16 graus

Como abrir uma garrafa com estilo.

Eu pessoalmente gosto de abridores profissionais de 2 estágios, como esse aí do vídeo, veja como fazer.

VIDEO

Taças

Não adianta torcer o nariz, o vinho só deve ser servido em taças próprias, feitas de crsital. Pode parecer exagero, mas o fato é que deve ser assim. As taças devem ser muito finas, com pé alto, como esse abaixo, própria para um bom Chianti. Consulte o site da Riedel e veja o Guia Completo.

 

Decanter

Na foto do topo você vê o vinho sendo depositado em um decanter  esta peça de vidro tem a função de decantar a borra ou resíduos de cascas de uva que o vinho possa ter. Isso ocorre sobretudo com vinhos não filtrados que  ficaram guardados por um bom tempo. Assim coloca se o vinho nesta bonita peça de vidro e as partículas descem com a gravidade. No serviço do vinho você consegue evitá-las. Muitos pensam que o decanter ajuda a “abrir” os sabores e aromas do vinho, durante o contato com o ar. Eu pessoalmente acho desnecessário, pois alguns minutos  a taça, rodando o vinho e teremos o mesmo efeito. Mas não desanime se você investiu um bom dinheiro em um decanter de cristal. O que vale é o ritual

Agora é escolher um bom vinho e ir em frente.

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *