O futuro do Blog.

Para quem vive o imediatismo de um blog, criando posts a cada dia, fica difícil imaginar qual seria o futuro desta plataforma C2W (Consummer to World). Mas projetar o futuro é uma atividade interessante e como esta noite está longa, vamos imaginar o futuro do NOSSO VINHO em 2, 5, 10 e 15 anos. Com esta projeção você poderá viajar no que seria o futuro da Internet e da comunicação C2W, como aqui defini este espaço.

Em dois ano NOSSO VINHO atingiria a marca de 2 mil rótulos, cerca de 1000 visitantes únicos por dia (hoje temos média de 450), tornando-se um excelente arquivo de vinhos em lingua portuguesa. Usando tecnologia de semântica, NOSSO VINHO começa a crescer em PG.

Em 5 anos, já com 10 mil rótulos cadastrados e com recursos de banda larga a 100 mega/seg, NOSSO VINHO transforma-se em um repositório multimídia on demand, com vídeos diários que classificam vinhos e restaurantes por todo o mundo. Milhares de pessoas se conectam mensalmente, enviando suas impressões sobre os vinhos cadastrados.

Em 10 anos, com mais de 20 mil rotulos,  NOSSO VINHO estabelece uma conexão com vinícolas e produtores em todo o mundo, onde através de vídeo em tempo real, você pode visitar cada uma das vinícolas e seu sistema de produção. Um sistema de chat automatizado faz com que você possa interagir por voz e imagem em cada post. Com recursos de semântica, NOSSO VINHO converge 100% de todo o conteúdo sobre vinho na Internet, criando uma nuvem sobre o assunto, um gateway para o vinho Global.

Em 15 anos NOSSO VINHO é um espaço para a experiência multimídia de 100% dos  vinhos produzidos no mundo, um hub de opiniões em muitas línguas, com tradução simultânea, Você não lê o NOSSO VINNHO, mas ouve, assiste e interage em realidade aumentada a milhares de degustações de pessoas em todo o planeta. Os posts são na verdade portas de imersão em realidade virtual para diferentes partes do mundo.

Onde isso vasi parar? Você acha isso demais? Como era sua vida há 15 anos atrás, faça uma retrospectiva e me diga se isso não é possível.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bO-2XQlvR74[/youtube]

0

7 Comments
  • marguerita
    dezembro 13, 2009

    Paulo,

    Va em frente.Em Vino Veritas !
    Um beijo
    Marguerita

  • Monica de Carvalho
    dezembro 13, 2009

    Paulo,
    O mais incrível, eh que tudo isso pode acontecer em um espaço de tempo ainda mais curto que o imaginado por vc!
    Bjs
    Mo

    • Paulo
      dezembro 20, 2009

      Não sabemos como o tecnologia cai evoluir. Tantas tecnologias emergentes nos anos 90 sumiram nos dias de hoje.
      Vamos ver.

  • Alexandre Queir&oacu
    dezembro 13, 2009

    Paulo,

    Concordo com a Monica que projeção pode acontecer muito mais rápido do que não só vc, mas todos nós imaginamos.

    Um abraço!

    Alexandre.

  • Malela
    dezembro 14, 2009

    A Monica tirou as palavras do meu teclado!!! ;-))
    Que 15 anos que nada!!! Isso tudo aí não vai passar de 3 ou 4 anos…
    Talvez apenas os contatos com todas as vinícolas do mundo demore mais… são tantas, né?
    Mas concordo com vc que é importante saber para onde vamos.
    Tenho o cenário de futuro do meu blog muito bem traçado… bem, pelo menos até 2020…
    Aí, chegando mais perto, veremos para onde corre o rio da tecnologia e tb da vida.
    Objetivo inicial do "suando a camisa" é fazer parte de um portal até as Olimpíadas… depois, um dia eu conto!! Não é pequeno o caminho não!!! ;-))
    Mas se a gente não planejar, não vai chegar a lugar nenhum, né?
    De qualquer forma, boa sorte, muita força e perseverança!!! Como blogueira, sei que vc vai precisar de tudo isso!!! ;-))
    bjs

    • Paulo
      dezembro 14, 2009

      Obrigado Malela e sucesso no futuro MEGA PORTAL de ESPORTES, serei audiência cativa.
      Abraços

  • Hubert
    dezembro 22, 2009

    "Usando tecnologia de semântica…"
    Infelizmente quem vai aproveitar dos recursos da semântica, vão ser empresas potentas, com altas capacidades de tratamento. E vão aproveitar do conteudo dos otros… sem você saber! Tipo: quero harmonizar tal vinho com tal comida. Os servidores dessas empresas procurarão respostas no seu blog (e otros) e darão uma resposta personalizada sem mencionar as fontes. Hoje Google responde à perguntas levando o visitante por um site a travez um link. Amanhã, não vai ter mais estes links, o sistema vai compor uma resposta sozinho! A problematica dos dereitos autorais so inicia…

    Não sou tão otimista que voceis… concordo com Paulo acho que muitas coisas vã demorar ainda! Na internet 10 anos é uma eternidade!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *