Os primeiros passos no mundo do vinho.

0 No tags Permalink 0

Muitas pessoas gostam de vinho, mas pela infinidade de tipos, regiões produtoras, países e rótulos, tem dificuldade na hora de comprar ou escolher seu vinho em um restaurante. Bem, é claro que é para isso que este blog existe, para trazer informações a todos, inclusive para os iniciantes  no mundo do vinho.

Se você quiser ter o NOSSO VINHO no iphone ou ipad, vá em frente. funciona muito bem.

Aqui estão 10 passos ou dicas para você começar bem no mundo do vinho.

1) Não compre em supermercados. Com raras exceções as opções de vinho são ruins. Opte pelas lojas especializadas. Você ainda terá a assistência do vendedor.

2) Não compre muitas garrafas e nem gaste com vinhos muito caros. Comece com vinhos acessíveis e de grande sucesso comercial. Veja aqui: Boas compras abaixo de 100

3) Experimente varios tipos, tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa. Você vai encontrar seu estilo em breve. Aqui no blog eles estão agrupados em categorias aí do lado na barra lateral.

4) Aprenda a ler um rótulo.

5) Anote o nome dos vinhos que você mais gostou e procure outros do mesmo produtor ou região.

6) Não guarde uma garrafa aberta por mais do que 1 ou 2 dias, mesmo na geladeira o vinho vai perder muito do seu sabor.

7) O Serviço do vinho é bastante importante e você pode entender melhor aqui neste link.

8.) Vinho é cultura e prazer, então procure beber com amigos que também curtem isso e a troca de informações vai ajudar você a entender mais.

9) Confie no Sommelier: Mesmo conhecendo alguma coisa sobre vinho, eu não tenho a menor vergonha em chamar o Sommelier e pedir uma opinião, uma indicação. É só dizer o que pretende comer, mais ou mesmo quanto está disposto a gastar e pronto.

10) Beber o vinho: Essa história de cheirar rolha eu acho uma bobagem, um tanto patética. Mas acho bem gostoso ficar sentindo o aroma no vinho na taça antes de beber. Quando absorvo um gole, não tenho pressa em engolir e procuro sentir o peso do vinho na boa, seus aromas e gostos em alguns poucos segundos. Bebo bem devagar, algumas vezes, sobretudo quando estou em casa, bebo 1/2 garrafa de vinho em 3 horas. Entre uma taça e outra beba bastante água.

Aconselho aos que querem aprender mais sobre o vinho, ler livros sobre o assunto. Aqui no blog existem algunas recomendações. E frequente este blog, bem como outros tantos blogs de meus colegas do Enoblogs. Divirta-se, beba com moderação e nunca dirija depois de beber.

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *