Test Drive da Enomatic

Este blog já publicou dois posts sobre esta tecnologia que conserva o vinho e permite estabelecimentos vender vinhos excepcionais em taças. Veja aqui tudo sobre a Enomátic.

Hoje, separei o almoço para conhecer o serviço no Empório e Enoteca Santa Maria em São Paulo. Ao chegar a impressão é muito boa, a loja é botina, o restaurante simples mas simpático e claro a oferta de vinhos em doses é muito grande. Tomei 120 ml de Barolo Massolino e 120 ml de Xisto. Tudo muito legal. Mas ao fim do almoço, fiz um balanço e chegeui a conclusão de que aquela não é a forma certa de se beber vinho. Explico: A oferta vasta de rótulos anima, mas o processo em sí, desencanta o bebedor de vinho. O ato de beber vinho está muito além do aroma, visual e sabor. Beber vinho é um ritual. Exige tempo, exige etiqueta do serviço, exige na opinião deste blogger, um ambiente mais calmo, toalhas brancas, taças impecáveis, (as taças estavam a mostra sobre a máquina, pegando pó). Então valeu a experiência. vale mais ainda se você for até lá em um dia calmo, bebericar os vinhos que pretende comprar e depois beber com calma o seu escolhido. Chego a conclusão que o melhor uso da tal servidora de doses é um meio de escolha e não um fim para o apreciador de vinhos.

0
8 Comments
  • paulo dandrea
    junho 16, 2009

    Que coincidência. Estive lá, ontem a noite. Fui conhecer a loja e dar uma olhada nos vinhos e na rotisserie. Não sabia dessa Enomátic. Estava bem vazioa hora que estive lá, acho que já iam fechar a loja. Comprei uma garrafa do Chileno Palo Alto Reserva 2007, 89 na WS que estava em oferta. Muito bom para o dia a dia, principalmente nesses dias gelados que estão fazendo. Abraço

    • Paulo
      junho 16, 2009

      Paulo, vamos marcar um dia para ir tomar alguns vinhos juntos por lá.
      Abraços

  • paulo dandrea
    junho 17, 2009

    Vamos com certeza, é só dizer o dia que você pode! Quartas a noite pra mim é difícl, janto com as crianças, mas os demais dias ok! Abraços

  • Manuk
    junho 17, 2009

    concordo totalmente com você. pra mim isto mostra que o ritual é muito importante quando se fala de vinho. Tomar vinho é muito mais do que beber o líquido.

  • Manuk
    junho 17, 2009

    esqueci de dizer que estou direto do aeroporto de BH

  • daniel
    junho 17, 2009

    alguém sabe como funciona o processo de armazenamento dessa enomatic e por quanto tempo no máximo eles mantém uma garrafa lá dentro?

  • DomTiburcio
    Abril 1, 2010

    Concordo em parte, pois os já iniciados sabem escolher melhor entre a selação disponível – quando lá estive na última terça, vi pessoas escolhendo entre os vinhos sem a menor noção do que bebiam; sem sequer perceber o mau serviço oferecido (self-service). Por outro lado, para auxiliar na iniciação (levei minha turma do curso básico lá) é excelente, para perceberem a qualidade dos grandes vinhos: Sauternes, Barolo, Brunelo, Rioja, Seña, Caballo Loco, Fixin, Gewurz Marlborough, Riesling Mosel, Chablis – que delícia e valem cada centavo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *