As idéias de Arnaud Pontac e o início da fama de Bordeaux

Como nasceu Bordeaux.

Durante séculos a Inglaterra comprou os vinhos de Bordeaux, como um commoditie. As diferenças entre os vinhos dos produtores era muito pequena, mas em 1660 um produtor e negociante de nome Arnaud de Pontac se distinguiu, criando uma série de práticas de marketing que tornaram seu produto ainda mais valorizado e diferenciado e naturalmente copiado nos próximos anos. Pontac, vinha de uma família de produtores e negociantes antiga e aristocrática. Seu avô construiu uma propriedade em pedra, em um terreno muito pobre de cascalho, tanto que recebeu o nome de Graves. Ali somente a vinha poderia prosperar, nada mais crescia naquela terra. A propriedade ganhou o nome de Chateau Haut Brion.

A primeira ação diferenciadora deste produtor foi criar um nome ao seu vinho, o mesmo do castelo da família, Chateau Haut Brion, essa história eu já contei no post “Contos do Vinho” Estreia no NOSSO VINHO com Samuel Pepys.

Mas além disso, Pontac estabeleceu padrões de produção diferenciados, como selecionar as uvas e receber maior qualidade do vinho. Misturar ao vinho uma porção prensada da mistura, guardar seus vinhos em barris novos de carvalho. Medidas que se tornaram padrão na região de Bordeaux cerca de 150 anos depois.

Essa é a história do renascimento de Bordeaux como uma região de grande prestígio na produção de vinho, retirada do livro de Hugh Johnson: História do Vinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More