Debate: A pontuação dos vinhos.

Você é contra ou a favor da pontuação dos vinhos?  Opine aqui.

Muitos criticam a pontuação dos vinhos e duvidam da sua credibilidade.

“Vou abrir botando a cara para bater; Eu sou a favor das pontuações, porque elas criam conversa. Você vê a pontuação de um vinho e acaba por querer avaliar o mesmo. Se o produto for realmente bom, sua alta pontuação se justifica e ele progride, se ele for ruim, não vai adiantar nada. É como a propaganda, se o produto for ruim a propaganda destrói mais rápido ainda o produto. ” Paulo Queiroz.

Este post está resultando em uma grande audiência, mas poucas interações. E você, vai ficar aí lendo no anonimato ou vai participar?

5 Comentários
  1. Cristiano Orlandi Diz

    As pontuações poderiam ser referências melhores. Por que? Hoje em dia essas pontuações não são mais referências, são verdadeiros troféus que cada vinho ostenta. Assim os consumidores e as lojas não procuram mais referências procuram campeões, isso eu realmente não acho legal.

    Acho que as pontuações de base 100 causam muitos problemas de interprtação, por exemplo: qual a diferença de pontos de um vinho de 86 e de 87 pontos? O que esse ponto realmente representa em termos de qualidade? A resposta de muitos vai ser: nada… inclusive é a minhs resposta… Inclusive é a resposta de muitas instituições e críticos que realizam essas avaliações, eles mesmo sugerem que você olheas pontuações dentro de faixas, consulte os sites da Wine Spectator ou de Robert Parker e veja como eles sugerem para o consumidor interpretar as pontuações.

    Sou a favor das pontuações, porém as de menor diferença, como base de três ou cinco taças. Mas sou contra o "endeusamento" que ocorre em função disso. Acho que uma simplificação nos sistemas de pontuação ajudaría muito. Afinal queremos beber vinhos bons ou muito bons, muito mais fáci que entender qual a diferença de um vinho de 83 pontos para um 89.

    Forte Abraço!

  2. Manuk Diz

    sou a favor
    Como não sou, e não tenho a pretensão de ser, conhecedor de vinhos a pontuação eh uma referencia
    Ao longo do tempo percebi que não devo comparar pontuações de diferentes personalidades então uso uma mesma referencia para comparar vinhos
    No final da linha eh o que o Paulo falou gera conversa e como o vinho foi feito para ser compartilhado esta eh mais uma forma "de"

    Abs

  3. Alcir Diz

    sou a favor
    é uma referência como outra qualquer
    e ajuda bastante quando vc não conhece o vinho.
    Agora, obviamente que tem o cara que compra ponto e não o vinho.Mas isto não tem muito jeito.É aquele cara que adora dizer "ontem tomei um vinho com 98 no RP". Não houvesse pontuação, ele usaria o preço para fazer a mesma papagaiada.
    Então,no fim das contas,a pontuação tem lá seus incovenientes, mas ajuda mais do que atrapalha.

  4. k'du Diz

    Na minha opinião, é pura imbecilidade você referir-se a um vinho pela pontuação de outra pessoa, por mais conhecimento que ela tenha, se você não teve oportunidade de conhece-lo, procure elogia-lo pelo corte de uvas(ou uva), o produtor, safra, você não pode ter convicção pela nota recebida em um concurso, Wine Spectator ou Robert Parker(exemplos). O Rio sol por.. 83 pontos pela WS…Um blefe. Um grupo de opiniões é muito importante acompanhada pela sua, extremamente superficial basear-se em notas, o gosto é algo muito relativo para você não saber do que se trata, e exaltar um rótulo.
    Apenas uma expeculação de minha parte.

  5. Robert Dannenberg Diz

    Toda e qualquer referencia é boa para quem procura pois facilita o seu entendimento do produto. Para o produtor também, pois dignifica o seu trabalho, demonstrando ao mercado a sua qualidade.

    Certamente podemos não concordar com as avaliações porém elas são uma referencia importante para o mercado consumidor e produtor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.