Grande Final da Copa dos Vinhos… 9 em uma noite.

Na noite de segunda feira foi realizado em São Paulo o jantar da Final da Copa das Confederações do Vinho. O local escolhido foi o restaurante Varanda Grill do grande amigo Sylvio Lazzarini. Um mega evento de amizade e diversão. A eleição do melhor vinho do campeonato não foi nada técnica, mas foi animadíssima. Participaram:

Cristiano Orlandi do Vivendo Vinhos como técnico dos Estados Unidos e seu vinho foi o Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006.

Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006
Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006

Manuk, técnico do Brasil e o maior colaborador  do NOSSO VINHO, nos trouxe dois vinhos: Casa Valduga Gran Reserva Storia Merlot 2005Luiz Argenta Cuvee 2005 , um páreo duro.

Casa Valduga Gran Reserva Storia Merlot 2005 e Luiz Argenta Cuvee 2005
Casa Valduga Gran Reserva Storia Merlot 2005 e Luiz Argenta Cuvee 2005

Alcir, técnico da África do Sul e grande colaborador deste blog, que nos trouxe também dois vinhos: Bonne Nouvelle 2003 e Anwilka 2006.

Bonne Nouvelle 2003 e Anwilka 2006
Bonne Nouvelle 2003 e Anwilka 2006

Sergio Valente, técnico do Espanha, colaborador do NOSSO VINHO, trouxe o Conde de San Cristobal 2004 (Marqués de Vargas)

Conde de San Cristobal 2004 (Marqués de Vargas)
Conde de San Cristobal 2004 (Marqués de Vargas)

Gabriel, técnico da Nova Zelândia, colaborador do NOSSO VINHO, nos trouxe o Te Mata Woodthorpe Syrah 2005.

Te Mata Woodthorpe Syrah 2005
Te Mata Woodthorpe Syrah 2005

Agora é a minha vez, que fui técnico da Itália com o La Massa 2006, do Iraque com o vinho importado do Líbano Chateau Musar Couveé 2004 e técnico do Egito, cujo vinho perdeu por W.O., porque não encontramos de jeito nenhum para comprar.

Imagem3Na bancada de jurados tínhamos ainda a Mônica, que acompanha de perto o NOSSO VINHO e vez por outra colabora com suas indicações.

O Gini, que curtiu adoidado o jantar, grande amigo. O Gini cometeu dois atos irregulares nessa noite: Mandou servir um Herdade do Peso, fora do regulamento e maravilhosamente gostoso e por fim, me deixou sem palavras ao me dar de presente uma garrafa do Barca Velha, com um discurso muito lindo. Bem voltemos à COPA.

O último participante e convidado especial foi o Alexandre Frias, do Enoblogs e Diário de Baco, que me pareceu muito satisfeito em participar do evento MEGA Etílico.

Não sei se vocês contaram mas estávamos em 9 pessoas e tomamos 10 garrafas de vinho. Sendo que Sérgio e Mônica abandonaram o jantar em cerca de 1h30.

Bem, não preciso contar que o julgamento foi uma grande confusão. Ficamos bebendo e contando histórias das 20h as 23h. É difícil ter discernimento em um jantar como esse, eu não vou declarar o campeão. Ele vai sair dos comentários que surgirão aí em baixo. Vou apenas agrupar os vinhos por nível de agrado.

Os TOP foram

Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006. (provável vencedor)

Luiz Argenta Cuvee 2005 (ficamos encantados com a qualidade desse vinho brasileiro)

Anwilka 2006, o Alcir sempre pega pesado com “vinhaços”

Em um segundo bloco vieram

Conde de San Cristobal 2004 (Marqués de Vargas)

Te Mata Woodthorpe Syrah 2005

La Massa 2006

Casa Valduga Gran Reserva Storia Merlot (incrível esse vinho, pena que foi o último e estávamos um pouco “cansados”, se é que você me entende.

Esse segundo bloco não perdeu feio para o primeiro, todos são vinhos bons, exceto é claro o Libanês, que sinceramente era no mínimo ruim.

Como diria o Galvão: “Bem amigos do NOSSO VINHO, chegamos a final da Copa das Confederações com a certeza absoluta de que “OS AMIGOS” foram os vencedores, quanto ao vinho… Não tenho a menor idéia. Obrigado a todos e até a próxima.


Ultimo esclarecimento: O NOSSO VINHO não publica fotos de seus participantes, uma eu ter inventado essa norma. A foto do topo é ilustrativa.




7 Comentários
  1. sergio Diz

    eu acho q baco nao curtia uva
    baco gostava mesmo era de gente

  2. Gini Diz

    Paulo,
    A noite foi realmente maravilhosa, e também me atrapalhei um pouco na valiação, mas o número um na minha opinião foi o Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006, mas a grande surpresa foi o Luiz Argenta, é maravilhoso termos um vinho desse nivel produzido no Brasil, e praticamente desconhecido.

    Contem sempre comigo, e da próxima vez prometo cumprir as regras. . .

    Um abraço enorme a todos!

    Gini

  3. Cristiano Orlandi Diz

    Paulo,

    O Zinfandel foi melhor, toda aquela fruta bem integrada a madeira, excelente corpo, acidez, sem amargor, um verdadeiro canhão. E ainda tinha 15,7 de álcool para amaciar a boca e imperceptível aos sentidos, realmente foi o melhor. Em que pese minha opinião possa ser controversa… risos

    Gostei muito do Te Mata, do La Massa, do Storia, do Luiz Argenta e do Anwilka, mas pra mim pela elegância e sofisticação o San Cristobal foi o grande rival do Zinfandel.

    No mais foi simplesmente uma noite memorável, como disse o Alexandre.

    Forte Abraço!

  4. manuk Diz

    Paulo,

    Foi maravilhoso. O vinho tem destas coisas, não conhecia o Alexandre nem o Cristiano e por esta magia do vinho era como nos conhecessemos há muito tempo. Precisamos fazer mais. Siga a recomendação, se não me engano do Roberto, no seu post sobre como divulgar o Blog, evento é uma grande forma. As pessoas gostam de compartilhar momentos. abs

  5. Paulo Diz

    Muito obrigado amigos.
    @Manuk: Pode ter certeza de que sempre que puder farei eventos como esse, foi muito legal. Dia 18 de julho tem o Primeiro Encontro do Enoblogs. Vamos lá?

    @Cristiano: Adorei lhe conhecer pessoalmente, eu que sou mais velho, prefiro as amizades reais em relação às virtuais, espero que em breve a gente possa se ver novamente.

    @Gini: Velho, se for para trazer vinhos maravilhosos como o Herdade do Peso, você pode quebrar as regras sempre. Um abraço.

    @Sergio: Você está pegando jeito na coisa Sergio, o Espanhol estava ótimo.

    @ Alexandre: Valeu meu velho, obrigado por viajar 100 km para estar com a gente. Vou agora mesmo ver seu post. Abraços.

  6. Gabriel Diz

    Foi tudo ótimo!!!!!! Obrigado!!!!!

  7. […] contando a minha versão, você pode ler todos os detalhes e a lista completa dos vinhos, direto no post escrito pelo Paulo. A foto acima é do Storia, que como recordação, guardei a garrafa para lembrar sempre dessa […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More