Mais de 14 mil Blogs sobre vinho.

imagem38
Fonte: Technorati

Em uma simples pesquisa no Technorati, a maior comunidade de Blogs da Internet, encontrei uma estatística espantosa. 14.134 blogs tem pelo menos uma tag sobre vinhos e 134.443 usaram a palavra vinho em seus posts. Outra estatística interessante é que hoje a palavra vinho está mais presente que a palavra cerveja. Isso tudo usando as palavras em inglês. Veja o quadro abaixo.

Quando mudamos a língua para o português, encontramos 315 blogs com tags VINHO e 8177 blogs que tem pelo menos uma vez a palavra VINHO em seus posts. Um número absurdamente alto.

Este sentimento de ser 1 em uma multidão é verdadeiro até mesmo no Brasil, pois a iniciativa do Alexandre Frias com o ENOBLOGs já agrupa quase 70 blogs especializados em vinhos, apenas no Brasil. Logo no  início deste blog fiz uma pesquisa em vários blogs e sites e descobri mais de 500 blogs de vinho, que inclusive estão relacionados aqui.

Todo esse pessoal está criando e movimentando opinião sobre a indústria vinícola global e a  grande maioria está testando produtos, criticando e elogiando o trabalho dos produtores. Esse caldo de debates, opiniões, linhas editoriais cria um  rico de conteúdo. Entre tantos debates, a pontuação dos vinhos e as críticas aos “especialistas” como Robert Parker e James Suckling ganha proporção Global.

O Maketing das empresas produtoras e das instituições ainda é muito frágil e estas dependem sobremaneira da opinião destes “enoblogueiros”, “enoorkuteiros”, “enofacebookeiros”, etc. Nesta confusão ou miríade de opiniões, surge uma iniciativa interessante, a WINE BLOGGERS CONFERENCE, que se dará em Lisboa no dia 30 de outubro de 2009. Nela o tema principal será “The Future of the Social Wine Brand”. Isso mesmo, as marcas agora não tem um posicionamento estático, mas sim uma personalidade “social” criada a partir de múltiplas opiniões. Essa confusão, essa multidão de bloggeiros de todos os assuntos torna ainda ais interessante e desafiadora a nossa atividade. E você, está motivado para continuar seu blog? Se você nunca teve um blog, acha que ainda vai ter um? Opine.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.