O significado do Enoblogs

A idéia de fazer um blog e especialmente um blog sobre vinho passeou por minha cabeça por alguns meses em 2008. Para chegar na receita do NOSSO VINHO investi uma quantidade enorme de horas pensando, pesquisando aprendendo sobre a atividade de Blogging. Como publicitário, o que mais me preocupava era encontrar uma proposta única, diferente, que fosse convidativa, que fosse agregadora e que tivesse potencial de gerar uma pequena comunidade. Lancei o Blog, como ele é hoje no dia 18 de outubro. Um trabalho imenso.

Quando subi a primeira versão no servidor surgiu um vazio. Eu já tinha muitos posts prontos, mas não havia audiência alguma. Escrevia o Blog anônimo, para 2 amigos verdadeiros, o Alcir e o Manuk, ambos transformaram-se em grandes colaboradores do NOSSO VINHO.

Mas qual o significado do Enoblogs para esse blogueiro?

Achei o indexador por acaso e fiquei sem entender a proposta, mas breve percebi que alí estavam blogueiros de qualidade, como o próprio Alexandre Frias, o João Clemente e o Cristiano Orlandi. Puxa vida que conteúdo maravilhoso eles produzem. O meu blog era uma espécie de loira burra em uma festa da Academia Arasileira de Letras do Vinho.

Aprendi com todos eles, ganhei maior interesse pelo assunto. O clube para o qual eu acabava de entrar era muito desafiador.  Eu me sentia uma pequena loja de bijouterias  recentemente aberta na Ponte Vecchia em Florence.

Enoblogs é uma espécie de mãe do NOSSO VINHO. Ensinou, incentivou, repreendeu, desafiou o trabalho deste blog a ser melhor. Eu adoro navegar pelos blogs e ver os diferentes estilos. Muitos que eu admiro, alguns poucos que eu discordo, mas todos em um espaço comum e democratico.

Fiz também muitos amigos que não vou citar aqui pois vou esquecer de alguém e será um incidente diplomático. Quero citar e aclamar o Alexandre Frias, um sujeito simples, visionário, idealista e muito generoso que nos proporciona este espaço. Parem para pensar que o Alexandre cuida mais do NOSSO ENOBLOGS do que do seu Diário de Baco. Isso é dedicação.

Encerro fazendo uma confidência. ENOBLOGS é tão importante para mim quanto a crítica é importante para qualquer artista, escritor, jornalista, publicitário, enfim. Mesmo quando o NOSSO VINHO bomba de audiência, os resultados do ENOBLOGS são tão importantes para mim quanto os dados do Analytics. Viciei em ver o NOSSO VINHO alí entre os mais lidos pelos mestres do Enoblogs. Quando acontece algo na minha vida e não consigo postar, a audiência do NOSSO VINHO se mantém, mas o feed do ENOBLOGS não perdoa, sua posição despenca em um dia. O sonho de consumo é escrever menos e aumentar a relevância no ranking do ENOBLOGS. mas porque essa egotrip? Porque ENOBLOGS está para os blogueiros de vinho como a F1 está para a indústria automobilística, ou como o Festival de Cannes está para a propaganda.

Sucesso ENOBLOGGERS e parabéns Alexandre e equipe.

3 Comentários
  1. João Filipe C Diz

    Mandou legal meu amigo e o Alexandre merece sim todo o nosso reconhecimento. Pena que poucos, desse monte que se catapultou no cenário eno-blogueiro, inclusive os mais famosos, tenham a humildade de reconhecer o quanto o Enoblogs abriu portas. Salute e que bom que estás por aqui!
    abs

  2. Gustavo Diz

    Realmente o Enoblogs é único. Parabéns!

  3. Alexandre Frias Diz

    Oi meus amigos…

    a única coisa que posso dizer é MUITO OBRIGADO.
    vcs são muito importantes nessa história.

    Alexandre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.