A origem do Vinho, tão antigo quanto o homem.

O vinho é tão antigo quanto a história do homem e parece lógico acreditar que onde houvesse uvas vitiis vinífera e o homem, poderia haver vinho.

Apenas a variedade de uva vitis vinífera é capaz de produzir vinho, sobretudo por sua alta concentração de açúcar. A curiosidade é que a viti vinifera é na natureza uma planta de dois gêneross, uma com características masculina e outra feminina. Ou seja apenas as mudas femininas conseguem dar frutos e as masculinas fornecem o polém. Existe na natureza uma variedade em proporção muito menor que são hermafroditas, ou seja, geram flores que podem dar frutos e polém. Apesar das hermafroditas terem uma capacidade de produzir uma quantidade menor de frutos que as femininas, o cultivo moderno de vinho é feito apenas com as hermafroditas, através da selecção do homem. Portanto os arqueólogos e cientistas convencionaram que onde fossem encontrados fosseis de hermafroditas, teriam a prova de ter encontrado o cultivo da viti vinifera. Isso ocorreu na Geórgia, no Caucaso, perto do Mar Negro e a datarão em carbono indicou plantas com 7 mil a 5 mil anos antes de Cristo. Muito provavelmente o cultivo de viti vinífera e a produção do vinho é mais antiga que isso. De qualquer forma não posso imaginar como seria esta bebida há 2 ou 3 mil anos atras, qual seria o seu sabor, consistência e até mesmo nível alcoólico.

Esta curiosidade sobre a origem da produção foi retirada do livro de Hugh Johnson: A Historia do Vinho.

A origem do vinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More