Qual a diferença entre as uvas do vinho e as que comemos?

Vitis vinifera subsp. sylvestris (48°11' N 16°...
Image by HermannFalkner/sokol via Flickr

Uma espécie caprichosa conhecida como Vitis vinifera, produz uvas que são especificamente cultivadas para a produção de vinho. As uvas para vinho, ao contrario das uvas que comemos, tendem a ser menores, tem a pele mais grossa e contem sementes. Também existem outras espécies, principalmente para comer. Quase ¾ de todas as uvas produzidas no planeta são para o propósito específico de fabricar vinho. A Vitis vinifera é mãe e pai de quase mil variedades diferentes. Embora cada variedade tenha a sua própria personalidade, algumas características base são comum a todas: Uma uva madura consiste de aproximadamente 85% de água, 13% de açúcar, com os restantes 2% de pele e sementes. As uvas são uma espécie exigente, para quem o sol o calor, a água, a terra e o local tem um papel fundamental.

As uvas adoram sol, calor, umidade, mas nenhum destes em excesso. A uva ideal seria produzida em dias longos e mornos, com noites frescas e alguma chuva. A Vitis vinífera adora terra ruim, como barro, calcária, cinza, ardósia, cascalho, xisto e granito. Parece um paradoxo mas as uvas vão prosperar mesmo em um solo muito pobre em nutrientes. Os melhores vinhedos do mundo estão em solos podres, áridos e muito pouco generosos. Parece mesmo que as uvas gostam de trabalhar duro para sobreviver, quanto mais difícil o terreno, melhor elas ficarão.

Outro ponto é que as uvas prosperam mais em declives, pois esse tipo de terreno propicia uma perfeita drenagem do solo e desta forma as uvas nunca receberão água demais. Outro ponto é que declives recebem geralmente um maior impacto de luz solar. Portanto, declives em altitude garantem as uvas muito sol, com pouca água no solo e temperaturas mais amenas. Informações do livro de Matt Skinner, “Sem Segredos” Larousse.

Saúde.
Saúde.
2 Comentários
  1. Diedja rafaela da si Diz

    Eu gostaria de receber tudo oque e relacionado a uvas ,vinhos degustações de vitis vinifera.

    1. Paulo Diz

      Diedja
      Pesquise aqui no Blog, eu não presto serviços.
      Abraços

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.