Quanto vinho você bebe?

São inúmeros os estudos, textos e opiniões sobre os benefícios do consumo regular de vinho, mas o fato é que boa parte de nós, os amantes do vinho, acabamos por exagerar na quantidade. Eu confesso que sempre leio estas matérias e assisto reportagens com a esperança de que algum estudo  justifique o meu alto consumo de vinho.
O fato, comprovado não por mil estudos, mas pela vida prática, mostra que devemos consumir uma quantidade moderada da bebida. Mas o que seria esta quantidade moderada? Bem, vamos a algumas informações que pesquisei no livro “Os Segredos do Vinho” de José Oswaldo Albano do Amarante”
Uma garrafa de vinho de 750 contém cerca de 80 gramas de álcool, o que é muito para a maioria das pessoas. O livro indica que não se deve beber mais do que 1 grama de álcool por quilo de peso corporal, logo, você deveria pesar mais de 80 kilos para poder absorver todo este álcool. Eu peso 85 e garanto que uma garrafa é muito.  O livro do Amarante reporta que a Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 3 doses de 120 ml para os homens e 2 doses para as mulheres, por dia, mas alertam que você não deve beber mais do que 5 dias por semana, deixando dois dias livres, para seu organismo se recuperar.
Outro ponto interessante é a quantidade de calorias de uma garrafa de vinho, algo em torno de 540 calorias para um vinho tinto de 13o de álcool. Muito mesmo. Nem precisaria deste estudo para conferir. Basta dar uma olhada no espelho e identificar uma barriguinha chata aparecendo.
Outro testemunho que posso dar é que o consumo de vinho fora do padrão recomendado atrapalha a vida saudável. Durante muitos anos conciliei o consumo moderado de vinho com atividades físicas. Ou seja, eu bebia o meu vinho no jantar e acordava disposto para ir a academia logo cedo. A partir do momento que o consumo aumentou, sumiu a minha disposição matinal e parei com as atividades físicas, logo engordei 4 quilos em poucos meses.
Para sair dessa adotei um sistema simples: Consumo de meia garrafa. Desta forma posso continuar variando os rótulos, consumindo vinho 5 dias por semana, mas apenas 375 ml no jantar e fim. Ainda assim acho que é muito.

Portanto, para aproveitar os prazeres e os benefícios do vinho, não beba todos os dias e faça-o com moderação. Você vai se sentir melhor, vai ter mais disposição e com certeza vai viver mais.

img_0445
Garrafas de 375 ml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.