Barolo Domenico Clerico Pajana 1997

Domenico Clérico é um dos fundadores do modernismo na produção de Barolo

Domenico Clérico é um dos fundadores do modernismo na produção de Barolo

Já retratamos aqui algumas vezes este produtor de Barolo no Piemonte: Dominico Clerico, quase sempre recomendado pelo nosso correspondente Italiano Guido L’albereta da Vittorio. Na verdade este é o pseudônimo de um grande amigo que ama, como eu os vinhos Italianos.

Pois bem, no mês de julho de 2018, Guido L’albereta da Vittorio e sua esposa viajaram pela Italia, e o primeiro endereço foi a região dos Lagos no Norte, perto da cidade de Milão. Barolo Domenico Clerico Pajana 1997, uma raridade, foi o primeiro vinho que Guido enviou ao blog nesta longa viagem de muitos rótulos e paisagens lindas.

Domenico Clérico é um dos fundadores do modernismo na produção de Barolos. Ele difundiu que os vinhos devem ser envelhecidos em pequenas barricas de carvalho e não em grandes tonéis, como fazem os produtores tradicionalistas do Piemonte. Com isso Clérico consegue um envelhecimento mais rápido do Barolo e este fica disponível para consumo em um tempo mais curto.

Porém o Guido preferiu um clássico da década de 90, o Pajana 1997. Há 17 anos atrás, um dos mais famosos críticos do mundo escreveu sobre o Pajana 1997:

The best wine ever from Clerico and one of the best textbook Barolos I have ever tasted. Dark, with amazing aromas of crushed berries, flowers and spices, plus a mineral undertone. Full-bodied, with super, well-integrated tannins and lots of subtle, refined fruit character. Long finish. A beauty. Best after 2006. 350 cases imported. (JS) Score: 98 James Suckling, Wine Spectator (30/11/01), November 2001

Vamos aguardar a opinião do Guido L’albereta da Vittorio, sobre sua experiência com o Pajano 1997.

 

Pajano 1997

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More