Barolo Renato Ratti Marcenasco 2003

Um belo exemplar do Piemonte

O Barolo Renato Ratti é um vinho sofisticado e muito complexo. Seu final é longo e delicioso. Toques de chocolate e taninos bem equilibrados. Um produto com 91 pontos WS. Barolo é uma região muito pequena do Piemonte no Noroeste da Itália e sua cepa é o Nebbiollo. Por esta raridade o custo do vinho é bastante alto. É geralmente um vinho de guarda onde seu ápice chega em 20 anos.

Conheça um pouco sobre o Piemonte

O Piemonte fica no noroeste da Itália e produz vinhos fantásticos, fortes, ricos e inigualáveis. Piemonte significa “ao pé da montanha”, neste caso os Alpes que fazem divisa com a França e Suíça.  As vinhas foram introduzidas na região pelos romanos, mas somente depois da segunda Guerra Mundial a produção de vinho na região foi melhor estruturada. Ainda assim nas primeiras décadas a importância do da região era insignificante, até a década de 80 do século XX.  Nesta época o Piemonte já competia com a Toscana, mas com uma uva característica da região a Nebbiolo, responsável pela produção da grande maioria dos vinhos da região, incluindo os Barbarescos e Barolos.  Barbera e Dolcetto são as outras duas uvas da região. Estas últimas produzem vinhos mais calmos, equilibrados e que não tem vocação para envelhecer tantos anos como os Barolos e Barbarescos. Hoje seus vinhos famosos, de preços altos e para ambientes e culinária requintada.

Eu tenho a vocês uma especial dica sobre os Barolos. Se você encontrar um Barolo de preço acessível, barato, abaixo de 200 Reais a garrafa, não compre. Esses vihos no Brasil custam muito mais caro e com certeza você vai comprar um produto de qualidade discutível. Uma alternativa é comprar um bom Barbera D’Alba, que o custo é mais baixo. Os melhores produtores da região na minha opinião são: Renato Ratti, Poderi Aldo Conterno, Michele Chiarlo, Pio Cesare, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa e Luciano Sandrone.

Renato Ratti
Renato Ratti

Summary
Review Date
Reviewed Item
Barolo Renato Ratti 2003
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More