Perez Cruz Cabernet Sauvignon 2010

Vinho tinto Chileno

Em um ensolarado Sábado de maio fomos almoçar no Restaurante Parria Argentina em São Paulo e escolhemos este vinho chileno da Perez Cruz. Um vinho que oferece akegria a quem compra e tripla alegria a quem vende.

Em 2011 eu visitei pessoalmente a vinícola Perez Cruz, no Maipo, Chile. Como já escrevi aqui no NOSSO VINHO, este produto é o …

Carro chefe em volume, este é um Cabernet Sauvignon reserva que é fermentado em tanques de inox e envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho sendo 65% americanos e 35% franceses. Eles usam os barris por 3 safras. Provamos a safra 2009. De cor bem escura ele tem taninos bem vivos, sabores de framboesa e cereja, um final com leve sabor de baunilha. Um vinho simples mas que agrada muito. O vinho traz uma pequena parte de Syrah e Carmenére.

A Safra 2010 que provamos em São Paulo estava excelente, mais carnuda que a safra 2009, mais concentrado e com final de couro e especiarias. Este vinho dá muito alegria a quem vende aqui no Brasil pois se cobra de 3 a 4 vezes seu preço no Chile. Mas tudo bem, mas vale um gosto do que um dinheiro no bolso, como dizia a minha avó.

Perez Cruz é uma vinícola boutique que fica apenas há 65 Km ao Sul de Santiago. A propriedade é originalmente do Casal Pablo Pérez Zañartu e Mariana Cruz Costa. Uma região extremamente seca entre os Andes e a cadeia de montanhas costeiras do Chile. A propriedade chama-se Fundo Liguai (que na língua local designa aquele que sabe ler o futuro). A plantação das cepas francesas começou em 1993 e somente em 2003 a vinícola foi efetivamente terminada. O visual da Bodega é incrível, todo feito de madeira em linhas harmoniosas cheias de curvas. O projeto é do arquiteto José Cruz Ovalle. No topo existe uma ventilação, de sorte que o lugar mantém-se sempre muito fresco, além é claro do forte sistema de ar condicionado. São cerca de 500 hectares mas apenas 160 estão plantados com Cabernet Sauvignon, Carmenére e Syrah. Eles produzem vinhos assemblage, ou seja usam diferentes tipos de uva para construir o vinho.

 

Perez Cruz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More