Remelluri Rioja 2004

Esse vinho Rioja da Granja Nuestra Señora de Remelluri tem uma história no mínimo sinistra, pois no centro da propriedade existe uma necrópoles do século X. Isso mesmo pessoal, o vinho é produzido em um terreno onde existiu um cemitério há mil anos atrás. No século XIV monges se assentaram na terra e criaram a  Granja Nuestra Señora de Remelluri. Existem registros da produção de vinho no local em 1596.

O vinho é feito de 90% Tempranillo, 5% Garnacho e 5% Graciano, com 17 meses em barricas de carvalho.

O vinho nunca foi avaliado com grande pontuação pelos críticos, mas eu gostei bastante desse 2004. Com aromas de carvalho tostado e couro, na boca tem forte presença de fruta madura e um final interessante de baunilha e couro. Boa pedida para um churrasco.

Um pouco de La Rioja

Logroños, capital da província de La Rioja, que fica a sede desta DOC. A uva reinante é a Tempranillo. Oferecem vinhos poderosos com sabores de morango e framboesa maduros, com o calor do carvalho, obtido no processo de envelhecimento único e rigoroso desta região. Há 2 mil anos quando os Romanos chegaram à região, descobriram que os habitantes já cultivavam vinho. Nos vinhos de La Rioja o envelhecimento em barril tem 4 estilos ou formas: jovem, crianza, reserva e gran reserva. Estes tipos de envelhecimento se diferenciam em relação ao tempo que o vinho passa em barris de carvalho. Aqui também se produz vinhos brancos jovens e frescos, com a uva Macabeo. Mas existem também os vinhos brancos amadeirados, feitos de Macabeo e Malvásia. Estes últimos podem envelhecer por muitos anos e tem sabor bem característico.

Remelluri

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.