Bordeaux Chateau Beychevelle 1982

Esta é a primeira vez que Miguel indica um vinho para o Nosso Vinho. Miguel é um amigo que tive a sorte de conhecer há 5 anos atrás. Ele é um anfitrião perfeito, atencioso, carinhoso com um bom gosto destacado e com uma conversa deliciosa. Nosso ultimo jantar foi no final do ano passado onde relembramos boas passagens e falamos de bons vinhos. Sua primeira de uma pequena série de indicações é bem própria do Miguel, um aristocrático e elegante Bordeaux da casa Beychevelle.

Chateau Beychevelle. é um prestigiooso vinho Grand Cru Classé. Aqui o termo Chateau aplica-se muito bem pois o da propriedade Beychevelle é magnífico edifício de arquitetura clássica, uma jóia de Médoc em Bordeaux.

No reinado de Henrique III (1574 a 1588) o Chateau Beychevelle era um feudo controlado pelos Duques de Epernon, especificamente o primeiro Duque Jean-Louis de La Valette Nogaret. Grande almirante da França e governador da Guiana. Diz a lenda que os navios que passavam em frente ao seu castelo eram obrigados a baixarem as velas em sua homenagem. Daí o nome “Baisse-Voile” (Velas abaixada), depois convertido em “Beychevelle”. Veja o emblema do Castelo no rótulo que mostra a vela do navio sendo baixada.

Um vinho de cor rubi, com aromas abundantes de rosas e frutos maduros. De meio corpo com taninos sedosos. Um acabamento seco mas com boa textura. Pronto para beber já. Afinal já foram 27 anos. Preparado com a composição de 60% Cabernet Sauvignon, 28% Merlot, 8% Cabernet Franc e 4% Petit. Descançou por 18 meses em barricas de carvalho. Um brinde Miguel!

chateau2jpg
Chateau Beychevelle

salon2jpg
Chateau Beychevelle

3 Comentários
  1. sergio Diz

    Miguel sempre dando boas sugestoes… de amizades, de lugares a conhecer, de ideias, e, agora, de vinhos… baixo as velas ao miguel e ao paulao…

  2. Paulo Diz

    Miguel, que é discreto, deixou no meu email o seguinte comentário dobre o post do Beychevelle

    "Esta bem caprichado. Agora so corrigindo, Os barcos que paravam nas margens do rio eram de portugueses,que na hora de atracar,o capitao gritava "Baixe vela"em bom portuguese,e foi assim que os residentes da regiao afrancesaram !!!.Beychevelle!!!"

  3. Paulo Diz

    Encontrei o a safra 2004 na Ville de Vin. Um vinho sofisticado, com taninos suaves e sabor de framboesa. 91 WS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.