Chateau Latour 2005

Chateau Latour traz esse nome em função da Torre construída no século XIV a pouco metros do rio Gironde a fim de defender a região de inúmeras invasões ao longo da Guerra dos Cem anos. A Torre original  não existe mais e foi substituída por essa que vemos hoje. (foto).

As opiniões se dividem se o melhor vinho é o Chateau Latour ou Chateau Lafite, mas sem dúvida é o mais longevo de todos os Preimier Cru estabelecidos em 1855. Desta forma este vinho não deveria ser consumido antes de completar pelo menos 30 anos. Este vinho é produzido por vinhas muito antigas, algumas centenárias em apenas 30 hectares.  Antes de ir à garrafa estagia por 18 meses em barris de carvalho e é composto por 75 % Cabernet Sauvignon, 20 % Merlot ; 4 % Cabernet franc ; 1 % Petit verdot. São produzidas por ano algo como 220 mil garrafas. Chateau Latour pertence a appellation Pauillac. Você encontra este vinho por  1.200 Euros na Europa.

latour
Chateau Latour

Pedro trouxe de um almoço esta curiosa e valiosa garrafa (vazia) do Chateau Latour 1981 Double Magnum: 3 litros. Incrível.

Chateau Latour 1981 Double Magnun
Chateau Latour 1981 Double Magnun

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.