Didier Dagueneau 2004 Pouilly Fume Silex, Loire

Comprei por absoluto impulso este marco do Loire, Loire Central para ser mais preciso. Um vinho tão fantástico que atingiu 96 pontos na Wine Spectator. Produzido pelo grande iconoclasta Didier Dagueneau, lamentavelmente falecido em um acidente de ultraleve no dia 17 de setembro de 2008. Dizem ser um vinho rico, poderoso, severo, com nostas de sal marinho e sabor “cortante” (O que sera que significa isso?). Um vinho com potencial de guarda de mais de 20 anos, mas que é fascinante beber já. Muito se fala de Dagueneau, até porque ele tinha um visual estranho, (veja foto) e quebrava todas as regras na produção de seus Sauvignons Blancs. Vamos ver quando abrir o vinho o que vai dar.

Silex

didier-dagueneau

.

4 Comentários
  1. Paulo Diz

    Impressionante o Silex, com uma super-personalidade, amanteigado, vigoroso, de um corpo diferente dos vinhos do Loire e super mineral.

  2. Eugênio Olivei Diz

    Caro Paulo,

    Comprei esse vinho na Expand (mesma safra, 2004). Dividi com mais 02 amigos, pois custou R$498,00. Devo tomá-lo nesta semana ou no máximo na outra. Aonde você comprou e se não se importar por quanto? Você o tomou comendo algo? o que ? Esse vinho agora é da Grand Cru, porém o preço subiu, foi para R$ 580,00 (16% de aumento). O dólar cai e o vinho sobe, parece que a Grand Cru é a nova Terroir.

  3. Paulo Diz

    Eugênio, desculpe a demora.
    Bem, eu comprei o Silex na Ville du Vin, o preço eu não recordo exatamente, mas foi por aí. Se agora ficou um pouco mais caro é porque essa foi a última safra do Didier, como expliquei, ele infelizmente morreu.
    Eu almocei na casa de um amigo e tomamos o Didier de aperitivo em 6 pessoas, durante o almoço passamos para um tinto. Eu iria preferir um peixe grelhado bem aromatizado com ervas.

    Um abraço

    1. Eugênio Olivei Diz

      Valeu. Obrigado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.