O Vinho de Bernini

Bernini é na minha opinião leiga um dos maiores escultores de toda a humanidade. A habilidade que tem para retratar expressões e aspectos táteis em sua obra é surpreendente. Em 2004 estive na Galeira Borghesi em Roma para apreciar o seu David e a Rapto de Perséfone. Duas obras que nos deixam completamente atônitos.
Exatamente como acontece com esse Chateau Lynch Bages 2005 que estou a tomar agora. A família Cazes tem se esmerado na produção de Lynch Bages há mais de 100 anos e esse esforço explode em sabor em sua safra 2005. Um vinho encorpado, com aroma de especiarias e chocolate . Na boca revela chocolate e fruta madura. Seus taninos são tão macios quanto o toque de Bernini. 93 pontos na WS.

Lynch Bages 2005
Lynch Bages 2005
O rapto de Prosérpina de 1621
O rapto de Prosérpina de 1621
Detalhes impressionantes do O rapto de Prosérpina, Bernini
Detalhes impressionantes do O rapto de Prosérpina, Bernini

O Rapto de Proserpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), considerado um dos maiores artistas do século XVII, tendo seu trabalho quase todo centrado na cidade de Roma. O mito romano do rapto de Proserpina por Plutão é uma lenda que também aparece na cultura grega, onde Plutão se chama Hades e Proserpina é Perséfone, que encantou o obscuro deus com sua beleza, filha da deusa das colheitas Deméter. Ela é então raptada e levada para as profundezas da Terra, deixando sua mãe enfurecida. O rapto fez com que Deméter castigasse o mundo, arrasando com as plantações, entregando o mundo ao caos e à fome. Conta-se que Perséfone não podia comer nada que lhe fosse oferecido ou ela nunca mais voltaria para casa. Enquanto Zeus tentava convencer Plutão a liberar a moça, Perséfone comeu algumas sementes de romã, selando o seu destino. Assim, ela se viu obrigada a casar com Plutão, o que deixou Deméter ainda mais furiosa. Zeus teria então interferido. Perséfone passaria metade do ano com o marido e a outra metade com a mãe. Dessa maneira, Deméter aceitou e assim os gregos explicavam as épocas do ano. Quando era verão e primavera, sua filha estava ao seu lado. No inverno e no outono, épocas frias, sem colheitas, Perséfone estava com o marido.

O David de Bernini
O David de Bernini
Detalhes do David de Bernini.
Detalhes do David de Bernini.
Produto da Seleção NOSSO VINHO
Produto da Seleção NOSSO VINHO
4 Comentários
  1. Aline Diz

    Realmente as obras de Bernini são sensacionais!

  2. marguerita Diz

    Ola Paulo,
    Este post com o Benini,esta OTTTTTIMO.!!!!!
    Illustra exataente a sensacao na pele,osso e carne,de quando se toma um vinho fantastico!!!!!
    oh lalllalah
    bjos
    Marguerita

  3. peter wolffenbü Diz

    SEM COMENTÁRIO ALGUM. OUTRA DIMENSÃO. INEFÁVEL

  4. natanael bernini Diz

    ele heeeeeee um dos meus familiares antepaçados bem legal isso…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.