Barolo Vietti 2013

Um Barolo jovem

Este Barolo é o terceiro vinho da Vietti registrado aqui no NOSSO VINHO. Vietti é uma Cantina Italiana do Piemonte e tem uma longa história.  A família Vietti produz vinhos em Castiglione Falleto há quatro gerações, desde o ano 1800. Castiglione Falleto é uma pequena vila medieval, bem no coração da zona produtora de Barolo.

Este Barolo foi feito com uvas Nebbiolo de videiras com idades entre 7 e 40 anos. As videiras foram plantadas em terrenos de argila e calcário. Na verdade são 3 diferentes plantações na mesma região. O curioso é que as 3 parcelas do vinho são vinificadas separadamente e depois de envelhecer de 24 a 30 meses em carvalho são cuidadosamente mescladas.  O resultado é um vinho de cor rubi brilhante, com aroma de terra e sabor fino e elegante de framboesa. Os taninos tornam o vinho vivo, fresco e vibrante e seu final reforça frutas vermelhas. O teor alcóolico é alto de 14,26%.

Os Barolo são vinhos para longa guarda, podem durar mais de 30 anos, se bem armazenados. Além disso os Barolos jovens são um tanto ásperos, muito tânicos e ácidos, mas este especialmente ficou bem gostoso e leve,  mesmo jovem.

Se você quer saber mais sobre op Piemonte, clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More